AFINAL, O QUE É SER UM BOM ALUNO? REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDANTES QUE PARTICIPAM DE PROGRAMAS DE INCENTIVO À MATEMÁTICA

Gabriel da Silva Lima, Ana Lucia Pereira, Elisangela dos Santos Meza, Daniel Silveira Salamucha

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções de estudantes, sobre o que é ser um bom aluno em matemática. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários realizados com 230 estudantes. Os dados foram organizados e analisados por meio da Análise de Conteúdo, de onde conseguimos identificar oito categorias. Nossos resultados apontam que a concepção de ser bom aluno em matemática para esses estudantes que participam dos programas de incentivo à aprendizagem matemática, está relacionada a tirar notas boas; ter facilidade para aprender; ao gostar de Matemática; a ter uma boa relação com o professor; a participar das aulas; a ter dedicação e esforço; a ter conhecimento matemático e a ter uma boa classificação nas Olimpíadas.

Palavras Chave: Matemática. Aprendizagem Matemática. Olimpíadas.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021844721-733

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008