AFINAL, O QUE É SER UM BOM ALUNO? REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDANTES QUE PARTICIPAM DE PROGRAMAS DE INCENTIVO À MATEMÁTICA

Autores

  • Gabriel da Silva Lima Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR
  • Ana Lucia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR; Universidade Estadual de Londrina, PR
  • Elisangela dos Santos Meza Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR
  • Daniel Silveira Salamucha Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021844721-733

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções de estudantes, sobre o que é ser um bom aluno em matemática. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários realizados com 230 estudantes. Os dados foram organizados e analisados por meio da Análise de Conteúdo, de onde conseguimos identificar oito categorias. Nossos resultados apontam que a concepção de ser bom aluno em matemática para esses estudantes que participam dos programas de incentivo à aprendizagem matemática, está relacionada a tirar notas boas; ter facilidade para aprender; ao gostar de Matemática; a ter uma boa relação com o professor; a participar das aulas; a ter dedicação e esforço; a ter conhecimento matemático e a ter uma boa classificação nas Olimpíadas.

Palavras Chave: Matemática. Aprendizagem Matemática. Olimpíadas.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Lima, G. da S., Pereira, A. L., Meza, E. dos S., & Salamucha, D. S. (2021). AFINAL, O QUE É SER UM BOM ALUNO? REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDANTES QUE PARTICIPAM DE PROGRAMAS DE INCENTIVO À MATEMÁTICA. Revista Valore, 6, 721–733. https://doi.org/10.22408/reva602021844721-733