EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MORCEGOS: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NO NOROESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021847761-768Resumo
Ações de Educação Ambiental relacionadas a morcegos são essenciais para que haja maior disseminação de informações a respeito da importância destes animais. Neste trabalho investigou-se as Representações Sociais de estudantes do Ensino Médio, de Goioerê – Paraná, a respeito de morcegos. A teoria das Representações Sociais foi utilizada para a coleta de dados, ocorrida no primeiro trimestre de 2019. Os alunos demonstraram determinado conhecimento sobre a morfologia e os hábitos dos morcegos, porém, ficou evidente a relação que os mesmos fazem entre morcegos, lendas e personagens de ficção, revelando a necessidade de serem implementadas ações de Ensino de Ciências e Educação Ambiental, que desmistifiquem esses animais.
Palavras-chave: Ciências Ambientais. Chiroptera. Mídia.Downloads
Referências
BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), 2006.
CAPARROS, E. M.; MAGALHÃES JUNIOR, C. A. O. A representação social sobre morcegos apresentada pela mídia brasileira. Contexto & Educação, n. 97, p. 94-116, 2015.
CALONGE, S. Representaciones sociales y prácticas pedagógicas no formales. Revista de Pedagogia, Caracas, v. 23, n. 66, p. 99-120, 2002.
COSTA, W. A.; ALMEIDA, A. M. O. A construção social do conceito de bom professor. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Org.). Estudos Interdisciplinares de Representação Social. 2. ed. Goiânia: AB, p. 251-270, 2000.
DONATO, C. R. Conscientização dos alunos da Escola Municipal Maria Ione Macedo Sobral (Laranjeiras, Sergipe) sobre os morcegos e sua importância ecológica. Scientia Plena, v. 5, n. 9, 2009.
DURIGAN, G.; SILVEIRA, E. R. Recomposição da mata ciliar em domínio de
cerrado, Assis, SP. Scientia Forestalis. Piracicaba, n. 56, p. 135-144, 1999.
FERREIRA, V. C. P.; SANTOS JÚNIOR, A. F.; AZEVEDO, R. C.; VALVERDE, G. A representação social do trabalho: uma contribuição para o estudo da motivação. Estação Científica, Juiz de Fora, v. 1, p. 1-13, 2005.
GOMES, F. P.; ARAÚJO, R. M. Pesquisa quanti-qualitativa em administração: uma visão holística do objeto em estudo. In: Anais Seminários em Administração, São Paulo. São Paulo: FEA/USP, 2005.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUerj, p 17-44, 2001.
JODELET, D. Loucuras e Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 2005.
JOFFE, H. “Eu não”, “o meu grupo não”: representações sociais transculturais da aids. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (Org.). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, p. 297-322, 2002.
JOHNSON, R. B.; ONWUEGBUZIE, A. J. Mixed methods research: A research paradigm whose time has come. Educational Researcher, v. 33, n. 7, 14-26, 2004.
LAWRENCE, E. The sacred bee, the filthy pig, and the bat out of hell: Animal symbolism as cognitive biophilia. In The Biophiiia Hypothesis, 301-341, ed, S. R, Kellert and E. O. Wilson, Washington, DC: Island Press. 1993.
MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; CARMO, T.; LEITE, T.; ORTIZ, A. J. As Representações Sociais de alunos do Ensino Fundamental acerca do “Abuso Sexual”. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11, 2017.
MARQUES, M. A; ORTÊNCIO FILHO, H; MAGALHÃES JUNIOR, C. A. O. Percepção de Agricultores Acerca da Importância dos Morcegos na Manutenção da Mata Ciliar. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 26, p.113-124. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.
OLIVEIRA, M. Representações sociais e sociedades; a contribuição de Serge Moscovici. Ver. Bras. Ciências Sociais, v. 19, n55, p. 180-186, 2004.
PERACCHI, A. L; LIMA, I. P; REIS, N. R; NOGUEIRA, M. R; ORTÊNCIO, F. H. Ordem Chiroptera In: REIS N. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO W. A.; LIMA, I. P. (eds). Mamíferos do Brasil. Londrina: EDIFURB, 2006.
RANUCCI, L.; JANKE, L.; AGUIAR, E.S.; ORTÊNCIO FILHO, H.; JÚNIOR, C. A. O. M. Concepção de Estudantes sobre a Importância dos Morcegos no Ambiente. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 15, n. 1, p. 5-10, 2014.
RIBEIRO, N. C. G.; JÚNIOR, C. A. O. M. Crianças e Adultos no Museu: Suas Concepções Sobre Morcegos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 16, n.4, p. 263-268, 2015.
SÁ, C. P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro, RJ: Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2000.
SEVALLO, G. Uma abordagem histórica das Representações Sociais de saúde e doença. Caderno Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 3, n. 9, p. 349-363, 1993.
SILVA, Ellen; SANTOS, Suelly. O impacto e a influência da mídia sobre a produção da subjetividade. In: XV Encontro Nacional da Abrapso - Psicologia Social e Políticas de Existência: Fronteiras e Conflitos. Anais eletrônicos... Maceió: ABRAPSO. p. 1 – 9, 2009.
SILVA, E. M. V. G.; SILVA, R. R.; SILVA FILHO, T. P.; OLIVEIRA, P. J. SIPINSKI, E. A. B.; REIS, N. R. Dados ecológicos dos quirópteros da Reserva Volta Velha, Itapoá, Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 519-528, 1995.
STOKER, B. Drácula. Tradução de Lúcio Cardoso. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2013. 252 p. 2013.
TOMANIK, E. A.; TOMANIK, M. C. O ambiente conhecido: estudo das representações sociais sobre a natureza compartilhadas pelos adolescentes de Porto Rico, Paraná. In: A planície de inundação do alto rio Paraná. Maringá: Nupélia, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.