O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ALTERAÇÕES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PARANÁ

Autores

  • Marcia Cristina Baranhuk
  • Ana Lucia Pereira
  • Marceli Behm Goulart

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020218801264-1277

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar quais alterações curriculares tem sido proposta pelos cursos de
Licenciatura em Matemática de instituições públicas paranaenses ao longo dos últimos dez anos (2009/2010 a 2019).
A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e documental. Para tanto, optou-se pela análise dos PPC de 5
cursos de Licenciatura em Matemática presenciais e públicas do Paraná. Para organização dos dados da pesquisa
documental, utilizamos a Análise de Conteúdo identificando sete categorias. Os resultados apontam que, houveram
alterações, mas num ritmo bastante lento, se comparado com as alterações na forma como temos nos relacionado no
cotidiano com as TDIC no período em análise nesta pesquisa.


Palavras Chave: Currículo. Alterações. TDIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, M. A. S.; SETTE, S. S.; SETTE, J. S. A.

Formação de Professores e Informática na Educação:

um caminho para a mudança. 1. ed. Brasília:

PROINFO/MEC, 2001. v. 1. 35 p.

ARTIGUE, M. Ferramenta Informática, Ensino de

Matemática e Formação dos Professores. Em aberto,

Brasília, v. 14, n. 62, p. 9-22, abr./jun. 1994.

BALL, D. et al. A Matemática contará? In: PONTE, J. P.

O computador na Educação Matemática. Lisboa:

GRAFIS, 1991. p. 81 – 112.

BARCELOS, G. T. Inovação no sistema de ensino: o

uso pedagógico das tecnologias de informação e

comunicação nas Licenciaturas em Matemática da

região Sudeste. Campos dos Goytacazes, 2004. 217 f.

Dissertação (Mestrado em Ciências de Engenharia) –

Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual

Norte Fluminense.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições

, 2011.

BITTAR, M. Informática na Educação e Formação de

Professor no Brasil. In: Seminário Internacional de

Pesquisa em Educação Matemática, 2000, Serra Negra.

Anais do 1o Seminário Internacional de Pesquisa em

Educação Matemática. São Paulo: SBEM - Sociedade

Brasileira de Educação Matemática, 2000. v. único.

p.224-230.

BORGES, J. L.; CARDOSO, A. L. Análise dos

trabalhos de conclusão do curso de Licencitura em

Educação Física: reflexões iniciais acerca da

produção de 2006 a 2014, 2015. Disponível em:

http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3131/1/Jessica%

Lino%20Borges.pdf. Acesso em: 28 jan. 2020.

BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos

Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas

Técnicas. Tecnologia Assistiva. – Brasília: CORDE,

138 p. Disponível em:http://www.galvaofilho.net/livro-tecnologia-

assistiva_CAT.pdf. Acesso em: 17 ago. 2019.

DAMASCENO, M. de J. A., Formação de professores

de Matemática: uma proposta da utilização de novas

tecnologias de informação e comunicação com uma

abordagem interdisciplinar. Florianópolis, 2003. 90 f.

Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) –

Universidade Federal de Santa Catarina.

FERREIRA, C. J. MENDONÇA, A. P. Aplicações de

Programação no Ensino e Aprendizagem: Uma Proposta

de Formação para Licenciandos em Matemática. VI

Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2017. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7294/5092. Acesso em: 05 fev. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed.

São Paulo: Editora Atlas, 2002.

KAPUT, J. J. Technology and mathematics education.

In: GROWS, D. A. Handbook of research on

mathematics teaching and learning. New York:

MacMillan, 1992, p. 515 – 556.

KILPATRIC, J.; DAVIS, R. B. Computers and

Curriculum Change in Mathematics. In: KEITEL, C.;

RUTHVEN, H. Learning from computers:

mathematics education and technology. Berlin:

Springer- Verlag, 1993. p. 203 – 221.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo.

São Paulo: Cortez, 2011.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological

pedagogical content knowledge: a framework for teacher

knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p.

– 1054, jun. 2006.

OLIVEIRA, C. D. de, Recursos de tecnologia assistiva

digital para pessoas com deficiência sensorial: uma

análise na perspectiva educacional. 2016, 111 f.

Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e

Sociedade) - Centro de Educação e Ciências Humanas,

Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

OLIVEIRA, T. A. L. et al. Formação de professores em

foco: uma análise curricular de um curso de Licenciatura

em Química. ACTIO, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 137-158,

jul./set. 2017. Disponível em:

https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/download/679

/4453. Acesso em: 06 jan. 2020.

PIMENTA, S.; GONÇALVES, C. Revendo o ensino de

o grau: propondo a formação de professores. São

Paulo: Cortez 1990.

SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma

introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte:

Autêntica, 2003.

SITE - Society for Information Technology and Teacher

Education. Basic Principles. 2002.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO- OESTE.

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Matemática. Irati: UNICENTRO, 2009. Mensagem

pessoal enviada para a autora. 04 dez. 2019.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO- OESTE.

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Matemática. Irati: UNICENTRO, 2014. Disponível em:

https://www3.unicentro.br/proen/cursos/matrizes-

curriculares/#1537483906648-0c177958-d349. Acesso em: 21 out. 2019.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO

PARANÁ. Projeto pedagógico do Curso de

Licenciatura em Matemática. Cascavel: UNIOESTE,

Disponível em:

https://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download

?arqCntCodigo=1852. Acesso em: 09 dez. 2019.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO

PARANÁ. Projeto pedagógico do Curso deLicenciatura em Matemática. Cascavel: UNIOESTE,

Disponível em:

https://midas.unioeste.br/sgav/arqvirtual#/detalhes/?arqV

rtCdg=4871. Acesso em: 17 out. 2019.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Projeto

Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Matemática. Apucarana: UNESPAR, 2010. Mensagem

pessoal enviada para a autora. 25 nov. 2019.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Projeto

Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Matemática. Apucarana: UNESPAR, 2018. Disponível

em: http://www.unespar.edu.br/a_reitoria/atos-

oficiais/cepe/pauta_online/2018-4a-sessao-06-11-

paranavai/23-apucarana-154139370-ppc-

matematica.pdf. Acesso em: 10 dez. 2019.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Projeto

Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Matemática. Campo Mourão: UNESPAR, 2009.

Mensagem pessoal enviada para a autora. 9 dez. 2019.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Projeto

Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Matemática. Campo Mourão: UNESPAR, 2018.

Disponível em: http://www.unespar.edu.br/a_reitoria/atos-

oficiais/cepe/pauta_online/2018-3a-sessao-11-07-campo-

mourao/19-ppc-matematica-campomourao-

pdf. Acesso em: 17 out. 2019.

UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO

PARANÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Curitiba: UTFPR, 2010. Disponível em:

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/

curitiba/ct-licenciatura-emmatematica/documentos/projeto-do-curso-de-

licenciatura-emmatematica/projeto_criacao_matematica.pdf/view.

Acesso em:17 out. 2019.

UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO

PARANÁ. Projeto Pedagógico do Curso de

Licenciatura em Matemática. Curitiba: UTFPR, 2016.

Disponível em:

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/curitiba/ct-licenciatura-em-

matematica/documentos/projeto-do-curso-de-

licenciatura-em-matematica. Acesso em: 17 out. 2019.

VALENTE, J. A. Criando ambientes de aprendizagem

via rede telemática: experiências na formação de

professores para o uso da informática na educação. In:

VALENTE. J. A. (Org.) Formação de educadores para

o uso da informática na escola. Campinas:

UNICAMP/NIED, 2003. p. 1-19.

VALENTE, J. A. Integração do pensamento

computacional no currículo da educação básica:

diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-

Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 3, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/vie

w/29051/20655. Acesso em: 15 jul. 2018.

VALENTE, J. A. Inovação nos processos de ensino e de

aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. In:

VALENTE, J. A; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L.

(ORGS.) Tecnologia e educação [recurso eletrônico]:

passado, presente e o que está por vir. Campinas, SP:

NIED/UNICAMP, 2018, p. 17-41. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/wp-

content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf. Acesso em: 29 jan. 2020.

WING, J. Pensamento computacional: um conjunto de

atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da

computação, ficaram ansiosos para aprender e

usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e

Tecnologia, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 1-10, mai./ago.

Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4711/pd

f. Acesso em: 15 jan. 2019.

WONG, N.-Y. The Influence of Technology on the

Mathematics Curriculum. In: BISHOP, A. J. Second

International Handbook of Mathematics Education.

Dordrecht: Kluwer Academic, 2003. p. 272 – 321.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Baranhuk, M. C., Pereira, A. L., & Goulart, M. B. (2021). O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ALTERAÇÕES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PARANÁ. Revista Valore, 6, 1264–1277. https://doi.org/10.22408/reva6020218801264-1277