A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

  • Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso
  • Frederico Marcos Krüger
  • Leonilda do Nascimento da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020218881321-1337

Resumo

Este trabalho analisa a visão sobre o conceito de ciências dos estudantes da graduação de física
de instituições da
Educação a Distância EaD do Brasil . Eles estavam matriculados em disciplinas especificas que foram ministradas em
laboratório didático experimental em ambientes virtuais AVA. A metodologia seguiu os procedimentos de natureza
qualitativa e quantitativa com base de dados empíricos ao referencial teórico diante das análises. Como resultado ,
observamos que os estudante s obtém um conhecimento essencial sobre a ciência, entretanto, em termos gerais, os
conteúdos que abordam sobre ciências ou respectivamente a respeito da física experimental nos cursos de graduação em
física na EaD, não trata a relação do que seria a ciênc ia e suas especificidades nestas disciplinas de laboratório.


Palavras Chave: Ensino de Ciências. Ensino de Física. EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHALMERS, A. F.

O que é ciência afinal? Tradução

de Raul Filker. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

DARRAH, M.; HUMBERT, R.; FINSTEIN, J.; SIMON,

M.; HOPKINS, J. Are Virtual Labs as Effective as

Hands on Labs for Undergraduate Physics? A

Compar ative Study at Two Major Universities .

Journal of Science Education and Technology, v. 23,

814, DOI 10.1007/s10956 014 9513 9. 2014.

DEMO, P.

Metodologia do conhecimento científico .

São Paulo: Atlas, 2013.

FERREIRA, C

A L. Pesquisa quantitativa e

qua litativa: perspectivas para o campo da educação .

Revista Mosaico, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 173 182, jul./dez.

Disponível em: Acesso em: 30 janeiro .

HESTENES, D.; WELLS, M.

M., A mechanics baseline

test , Phys. Teach. 30 159, 1992.

HODSON, D.

Hacia u n enfoque más crítico del

trabajo de laboratório. Ensenãnza de las Ciências .

v.12, n.3, p. 299 313 1994.

HOHENFELD, D. P.; PENIDO, M. C

. Laboratórios

Convencionais e Virtuais no Ensino de Física VII

Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências

Enp ec, 2009.

KRUGER, F. M.

A Racionalidade Jurídica entre o

arcaico e o Contemporâneo: Uma Investigação sobre

a gênese do Direito nas Relações Sociais Primitivas e

sua Transposição para uma era Cibernética . Tese de

Doutorado pela Faculdade Autônoma de Direito de São

Paulo, FADISP 2017.

MARQUES, T. C. de F.; FILHO, A. L.; BARBOSA, C.

D. Mídias para EaD: Simuladores e suas

Contribuições para o Ensino de Física em Tópicos de

Cinemática . In: Simpósio Internacional de Educação a

Distância SIED, Encontro de Pesqui sadores de

Educação a Distância EnPED. São Carlos SP. Anais.

MACÊDO, R. S. de.

O Laboratório Didático de

Ensino de Física Investigativo e a Formação de

Professores no IF UFBA , 2010. 143 f. Mestrado em

Ensino, Filosofia e História das Ciências Ins tituição de

Ensino, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

MORAN, J. M.

Novos desafios na educação a

Internet na educação presencial e virtual . Editora da

UFPel, Pelotas, p. 19 44, 2005.

OVIGLI, D

F B ..; BERTUCCI, M C S. O Ensino de

Ciências na s séries iniciais e a Formação do Professor

nas Instituições Públicas Paulistas . In: Simpósio

Nacional d e Ensino d e Ciência e Tecnologia., Ponta

Grossa. Anais. 2009.

RUFATTO, C. A.; CARNEIRO, M. C.,

A Concepção de

Ciência de Popper e o Ensino de Ciências Revista

Ciência e Educação, v. 15, n. 2, p.69 89, 2009.

SILVA, S. S.

A R elação entre C iência e S enso C omum

Acesso : em 08 março 2020.

URL:http://journals.openedition.org/pontourbe/359; DOI:

https://doi. org/10.4000/pontourbe.359 2011.

SILVA, T. S. G.; ZARA, R. A.

As Ciências da Natureza

no Currículo AMOP e sua R elação com a Teoria da

Aprendizagem Significativa . Revista Valore, v.3 , 201 8.

II SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a

Ciência DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018 .

Caderno temático do II SIPEC Simpósio de Pesquisa em

Educação para a Ciência 2018.

SILVA, H .; WEISS, K COSTA, D .; VIEGAS, G .,

Produção de conhecimentos sobre ensi no de Física na

modalidade a distância: tendências, lacunas,perspectivas e relações com a produção do ensino. Cad.

Bras. Ens. Fís., v. 29, n. Especial 2: p. 708 728, 2012

TEIXEIRA, E. S.; FREIRE Jr., O.; EL

HANI, C. N. A

Influência de uma Abordagem Cont extual sobre as

Concepções acerca da Natureza da Ciência de

Estudantes de Física . Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p.

556, 2009.

TRIVELATO, F. S; SILVA, R. L.F; CARVALHO,

PESSOA, A. M. ( Ensino de ciências, Idéias em

Ação , Cengage Learning,2011.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Veloso, M. S. S. de O., Krüger, F. M., & Silva, L. do N. da. (2021). A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Revista Valore, 6, 1321–1337. https://doi.org/10.22408/reva6020218881321-1337