A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218881321-1337Resumo
Este trabalho analisa a visão sobre o conceito de ciências dos estudantes da graduação de física
de instituições da
Educação a Distância EaD do Brasil . Eles estavam matriculados em disciplinas especificas que foram ministradas em
laboratório didático experimental em ambientes virtuais AVA. A metodologia seguiu os procedimentos de natureza
qualitativa e quantitativa com base de dados empíricos ao referencial teórico diante das análises. Como resultado ,
observamos que os estudante s obtém um conhecimento essencial sobre a ciência, entretanto, em termos gerais, os
conteúdos que abordam sobre ciências ou respectivamente a respeito da física experimental nos cursos de graduação em
física na EaD, não trata a relação do que seria a ciênc ia e suas especificidades nestas disciplinas de laboratório.
Palavras Chave: Ensino de Ciências. Ensino de Física. EaD.
Downloads
Referências
CHALMERS, A. F.
O que é ciência afinal? Tradução
de Raul Filker. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
DARRAH, M.; HUMBERT, R.; FINSTEIN, J.; SIMON,
M.; HOPKINS, J. Are Virtual Labs as Effective as
Hands on Labs for Undergraduate Physics? A
Compar ative Study at Two Major Universities .
Journal of Science Education and Technology, v. 23,
814, DOI 10.1007/s10956 014 9513 9. 2014.
DEMO, P.
Metodologia do conhecimento científico .
São Paulo: Atlas, 2013.
FERREIRA, C
A L. Pesquisa quantitativa e
qua litativa: perspectivas para o campo da educação .
Revista Mosaico, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 173 182, jul./dez.
Disponível em: Acesso em: 30 janeiro .
HESTENES, D.; WELLS, M.
M., A mechanics baseline
test , Phys. Teach. 30 159, 1992.
HODSON, D.
Hacia u n enfoque más crítico del
trabajo de laboratório. Ensenãnza de las Ciências .
v.12, n.3, p. 299 313 1994.
HOHENFELD, D. P.; PENIDO, M. C
. Laboratórios
Convencionais e Virtuais no Ensino de Física VII
Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências
Enp ec, 2009.
KRUGER, F. M.
A Racionalidade Jurídica entre o
arcaico e o Contemporâneo: Uma Investigação sobre
a gênese do Direito nas Relações Sociais Primitivas e
sua Transposição para uma era Cibernética . Tese de
Doutorado pela Faculdade Autônoma de Direito de São
Paulo, FADISP 2017.
MARQUES, T. C. de F.; FILHO, A. L.; BARBOSA, C.
D. Mídias para EaD: Simuladores e suas
Contribuições para o Ensino de Física em Tópicos de
Cinemática . In: Simpósio Internacional de Educação a
Distância SIED, Encontro de Pesqui sadores de
Educação a Distância EnPED. São Carlos SP. Anais.
MACÊDO, R. S. de.
O Laboratório Didático de
Ensino de Física Investigativo e a Formação de
Professores no IF UFBA , 2010. 143 f. Mestrado em
Ensino, Filosofia e História das Ciências Ins tituição de
Ensino, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.
MORAN, J. M.
Novos desafios na educação a
Internet na educação presencial e virtual . Editora da
UFPel, Pelotas, p. 19 44, 2005.
OVIGLI, D
F B ..; BERTUCCI, M C S. O Ensino de
Ciências na s séries iniciais e a Formação do Professor
nas Instituições Públicas Paulistas . In: Simpósio
Nacional d e Ensino d e Ciência e Tecnologia., Ponta
Grossa. Anais. 2009.
RUFATTO, C. A.; CARNEIRO, M. C.,
A Concepção de
Ciência de Popper e o Ensino de Ciências Revista
Ciência e Educação, v. 15, n. 2, p.69 89, 2009.
SILVA, S. S.
A R elação entre C iência e S enso C omum
Acesso : em 08 março 2020.
URL:http://journals.openedition.org/pontourbe/359; DOI:
https://doi. org/10.4000/pontourbe.359 2011.
SILVA, T. S. G.; ZARA, R. A.
As Ciências da Natureza
no Currículo AMOP e sua R elação com a Teoria da
Aprendizagem Significativa . Revista Valore, v.3 , 201 8.
II SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a
Ciência DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018 .
Caderno temático do II SIPEC Simpósio de Pesquisa em
Educação para a Ciência 2018.
SILVA, H .; WEISS, K COSTA, D .; VIEGAS, G .,
Produção de conhecimentos sobre ensi no de Física na
modalidade a distância: tendências, lacunas,perspectivas e relações com a produção do ensino. Cad.
Bras. Ens. Fís., v. 29, n. Especial 2: p. 708 728, 2012
TEIXEIRA, E. S.; FREIRE Jr., O.; EL
HANI, C. N. A
Influência de uma Abordagem Cont extual sobre as
Concepções acerca da Natureza da Ciência de
Estudantes de Física . Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p.
556, 2009.
TRIVELATO, F. S; SILVA, R. L.F; CARVALHO,
PESSOA, A. M. ( Ensino de ciências, Idéias em
Ação , Cengage Learning,2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.