LUDICIDADE E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM PANORAMA DO CURRÍCULO MUNICIPAL DE CASCAVEL PRPR

Autores

  • Mariane Grando Ferreira
  • Cléria Maria Wendling
  • Dulce Maria Strieder

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020218891338-1347

Resumo

A vivência da ludici dade a partir da experimentação investigativa no Ensino de Ciências viabiliza o manusear,
recriar, interagir, dialogar, desenvolvendo a criticidade. O tema é alvo do presente artigo, resultado de pesquisa
bibliográfica e documental, cujo objetivo é averigu ar a existência de interconexão entre ludicidade e experimentação no
Currículo da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, PR. Antagonismos foram encontrados sobre a experimentação que
é fundamentada em Bacon (1973), percursor do método indutivo. A ludicidade é reforçada, mas apenas para crianças
até 06 anos. Assim, o documento tem uma orientação que pouco estimula a interconexão entre o lúdico e a
experimentação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, indicando a necessidade de sua reformulação.


Palavras Chave: Ensino de Ciências; Ludicidade; Experimentação; Currículo; Anos Iniciais.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Ferreira, M. G., Wendling, C. M., & Strieder, D. M. (2021). LUDICIDADE E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM PANORAMA DO CURRÍCULO MUNICIPAL DE CASCAVEL PRPR. Revista Valore, 6, 1338–1347. https://doi.org/10.22408/reva6020218891338-1347