LUDICIDADE E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM PANORAMA DO CURRÍCULO MUNICIPAL DE CASCAVEL PRPR
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218891338-1347Abstract
A vivência da ludici dade a partir da experimentação investigativa no Ensino de Ciências viabiliza o manusear,
recriar, interagir, dialogar, desenvolvendo a criticidade. O tema é alvo do presente artigo, resultado de pesquisa
bibliográfica e documental, cujo objetivo é averigu ar a existência de interconexão entre ludicidade e experimentação no
Currículo da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, PR. Antagonismos foram encontrados sobre a experimentação que
é fundamentada em Bacon (1973), percursor do método indutivo. A ludicidade é reforçada, mas apenas para crianças
até 06 anos. Assim, o documento tem uma orientação que pouco estimula a interconexão entre o lúdico e a
experimentação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, indicando a necessidade de sua reformulação.
Palavras Chave: Ensino de Ciências; Ludicidade; Experimentação; Currículo; Anos Iniciais.
Downloads
References
ANDRADE, M.L.F., MASSABNI, V.G. O
desenvolvimento de atividades práticas na escola: um
desafio para os professores de Ciências. Ciê ncia &
Educação, v.17 n.4, p.835 854, 2011. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516
&script=sci_abstract&tlng=pt.
Acesso em 30 jan. 2020.
BACON, F.
Novum organum ou verdadeiras
indicações acerca da interpretação da nature za. São
Paulo: Victor Civita, 1973.
BORGES, R.M.R. Iniciação Científica nas séries
iniciais. In PAVÃO, A.C., FREITAS, D. Quanta
Ciência já no Ensino de Ciência s. São Carlos:
Edufscar, 2008. Cap.2. p.25 33.
BRASIL.
Base Nacional Comum Curricular. 201 7 .
Dis ponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ .
Acesso em 01 fev. 2020.
CARVALHO, A.M.P.; VANNUCCHI, A.I.; BARROS,
M.A.; GONÇALVES, M.E.R.; REY, R.C. Ciências no
Ensino Fundamental: O conhecimento fís ico . São
Paulo: Scipione, 1998.
CASCAVEL.
Currículo para a Rede Pública
Municipal de Cascavel: ensino fundamental anos
iniciais. Cascavel: Perspectiva, 2008.
COHEN, K. C.
Science literacy in primary schools
and pre schools . Classics Dordrecht, Netherlan ds:
Springer, 2006
DELIZOICOV, D. ANGOTTI, J.A.
Metodologia no
ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1994.
DELIZOICOV, N. C.; SLONGO, I. I. P. O ensino de
Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental:
elementos para uma reflexão sobre a prática pedag ógica.
Estudos: Periódico do Programa de Pós Graduação
em Educação da UCDB, Camp o Grande, n.32, p.205
, jul. / dez. 2011. Disponível em : https://www.serie
estudos.ucdb.br/se rie estudos/article/view/75 . Acesso
em 04 abr. 2020.
ELKONIN, D.B.
A psicologia do jogo. São Paulo:
Martins Fontes, 1998
FACCI, M.G.D. (2004). A periodização do
desenvolvimento psicológico individual na perspectiva
de Leontivev, Elkonin e Vigotski. Caderno Cedes , v.24,
n.62, p.64 81, 2004. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101
&script=sci_abstract&tlng=pt .
Acesso em 20 jan. 2020 .
FRANÇA, S. C. R.
Educação Lúdica: Perspectivas
para uma aprendizagem mais agradável. Irecê:
Itacaiúnas, 2016.
GIORDAN, M. O papel da Experimentação no ensino de
Ciências. Química Nova na Escola, n.10, p. 43 49,
Disponível em:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf .
Acesso em 22 jan. 2020 .
LUCKESI, C. C. Ensinar, Brincar e Aprender.
Aprender : Caderno de Filosofia e Psicologia da
Educação , v.6, n.15, 131 136. 2015. Disponível em:
http://periodicos.uesb.br/index.php/aprender/issue/view/
. Acesso em 04 abr. 2020.
MALACARNE, V. STRIEDER, D.M. O desvelar da
Ciência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um
olhar pelo viés da experimentação. Vivência s, v.5, n.7,
p.75 85, 2009. Disponível em:
http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_007/artigo
s/artigos_vivencias_07/Artigo_10.pdf . Acesso em 30
jan. 2020
MICHEL, M.H. Metodologia e Pesquisa Científica em
Ciências Sociais . São Paulo: Atlas,
O
JA PERSICHETO, A. J. Perspectivas lúdicas para o
ensino de ciências no início da educação fundamental.
DOXA : Revista Brasileira de Psicologia e Educação ,
v. 19, n. 2, p. 355 370, 2017. Disponível em :
https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10959 .
Acesso em 04 abr. 2020
POZZO, J.I. CRESPO, M.Á.G.
Aprendizagem e o
Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao
conhecimento científico. São Paulo : Artemed, 2009.
SÀ, J.
Re novar as práticas no 1º ciclo pela via das
ciências da natureza. 2ª ed. Atualizada. Porto: Porto
Editora, 2002.
SEVERINO, A.J.
Metodologia do Tralho Científico .
São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, J.A. MARINHO, J C. B.; Silva, G.R.;
BARTELMEBS, R.C. Concepções e práticas de
experimentação nos anos iniciais do ensino fundamental.
Revista de Faculdade de Educação UnB, v.18, n.35,
p.127 150, 2012. Disponível em:
http://periodicos.u nb.br/index.php/linhascriticas/article/v
iew/6828 . Acesso em 02 fev. 2020.
SOUZA, E.R. O lúdico como possibilidade de inclusão
no Ensino Fundamental. Revista de Educação Física,
Esporte e Lazer , s/v, n. 9, p.339 347, 1996.Disponivel
em:https://periodicos. ufsc.br/index.php/motrivivencia/art
icle/view/ 5856. Acesso em 13 fev. 2020 .
TRIVELATO, S.F.; SILVA, R.L.
Ensino de Ciências .
São Paulo: Cengage Learning, 2011.
VYGOTSKI, L.S.
Obras escolhidas II . Madri:
Distribuiciones, 1993.
____.Obras escolhidas III. Mad
ri: Distribuiciones, 1995.
____ Obras escolhidas IV. Madri: Distribuiciones, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.