LUDICIDADE E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM PANORAMA DO CURRÍCULO MUNICIPAL DE CASCAVEL PRPR

Mariane Grando Ferreira, Cléria Maria Wendling, Dulce Maria Strieder

Resumo


A vivência da ludici dade a partir da experimentação investigativa no Ensino de Ciências viabiliza o manusear,
recriar, interagir, dialogar, desenvolvendo a criticidade. O tema é alvo do presente artigo, resultado de pesquisa
bibliográfica e documental, cujo objetivo é averigu ar a existência de interconexão entre ludicidade e experimentação no
Currículo da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, PR. Antagonismos foram encontrados sobre a experimentação que
é fundamentada em Bacon (1973), percursor do método indutivo. A ludicidade é reforçada, mas apenas para crianças
até 06 anos. Assim, o documento tem uma orientação que pouco estimula a interconexão entre o lúdico e a
experimentação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, indicando a necessidade de sua reformulação.


Palavras Chave: Ensino de Ciências; Ludicidade; Experimentação; Currículo; Anos Iniciais.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, M.L.F., MASSABNI, V.G. O

desenvolvimento de atividades práticas na escola: um

desafio para os professores de Ciências. Ciê ncia &

Educação, v.17 n.4, p.835 854, 2011. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516

&script=sci_abstract&tlng=pt.

Acesso em 30 jan. 2020.

BACON, F.

Novum organum ou verdadeiras

indicações acerca da interpretação da nature za. São

Paulo: Victor Civita, 1973.

BORGES, R.M.R. Iniciação Científica nas séries

iniciais. In PAVÃO, A.C., FREITAS, D. Quanta

Ciência já no Ensino de Ciência s. São Carlos:

Edufscar, 2008. Cap.2. p.25 33.

BRASIL.

Base Nacional Comum Curricular. 201 7 .

Dis ponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ .

Acesso em 01 fev. 2020.

CARVALHO, A.M.P.; VANNUCCHI, A.I.; BARROS,

M.A.; GONÇALVES, M.E.R.; REY, R.C. Ciências no

Ensino Fundamental: O conhecimento fís ico . São

Paulo: Scipione, 1998.

CASCAVEL.

Currículo para a Rede Pública

Municipal de Cascavel: ensino fundamental anos

iniciais. Cascavel: Perspectiva, 2008.

COHEN, K. C.

Science literacy in primary schools

and pre schools . Classics Dordrecht, Netherlan ds:

Springer, 2006

DELIZOICOV, D. ANGOTTI, J.A.

Metodologia no

ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1994.

DELIZOICOV, N. C.; SLONGO, I. I. P. O ensino de

Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental:

elementos para uma reflexão sobre a prática pedag ógica.

Estudos: Periódico do Programa de Pós Graduação

em Educação da UCDB, Camp o Grande, n.32, p.205

, jul. / dez. 2011. Disponível em : https://www.serie

estudos.ucdb.br/se rie estudos/article/view/75 . Acesso

em 04 abr. 2020.

ELKONIN, D.B.

A psicologia do jogo. São Paulo:

Martins Fontes, 1998

FACCI, M.G.D. (2004). A periodização do

desenvolvimento psicológico individual na perspectiva

de Leontivev, Elkonin e Vigotski. Caderno Cedes , v.24,

n.62, p.64 81, 2004. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101

&script=sci_abstract&tlng=pt .

Acesso em 20 jan. 2020 .

FRANÇA, S. C. R.

Educação Lúdica: Perspectivas

para uma aprendizagem mais agradável. Irecê:

Itacaiúnas, 2016.

GIORDAN, M. O papel da Experimentação no ensino de

Ciências. Química Nova na Escola, n.10, p. 43 49,

Disponível em:

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf .

Acesso em 22 jan. 2020 .

LUCKESI, C. C. Ensinar, Brincar e Aprender.

Aprender : Caderno de Filosofia e Psicologia da

Educação , v.6, n.15, 131 136. 2015. Disponível em:

http://periodicos.uesb.br/index.php/aprender/issue/view/

. Acesso em 04 abr. 2020.

MALACARNE, V. STRIEDER, D.M. O desvelar da

Ciência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um

olhar pelo viés da experimentação. Vivência s, v.5, n.7,

p.75 85, 2009. Disponível em:

http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_007/artigo

s/artigos_vivencias_07/Artigo_10.pdf . Acesso em 30

jan. 2020

MICHEL, M.H. Metodologia e Pesquisa Científica em

Ciências Sociais . São Paulo: Atlas,

O

JA PERSICHETO, A. J. Perspectivas lúdicas para o

ensino de ciências no início da educação fundamental.

DOXA : Revista Brasileira de Psicologia e Educação ,

v. 19, n. 2, p. 355 370, 2017. Disponível em :

https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10959 .

Acesso em 04 abr. 2020

POZZO, J.I. CRESPO, M.Á.G.

Aprendizagem e o

Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao

conhecimento científico. São Paulo : Artemed, 2009.

SÀ, J.

Re novar as práticas no 1º ciclo pela via das

ciências da natureza. 2ª ed. Atualizada. Porto: Porto

Editora, 2002.

SEVERINO, A.J.

Metodologia do Tralho Científico .

São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, J.A. MARINHO, J C. B.; Silva, G.R.;

BARTELMEBS, R.C. Concepções e práticas de

experimentação nos anos iniciais do ensino fundamental.

Revista de Faculdade de Educação UnB, v.18, n.35,

p.127 150, 2012. Disponível em:

http://periodicos.u nb.br/index.php/linhascriticas/article/v

iew/6828 . Acesso em 02 fev. 2020.

SOUZA, E.R. O lúdico como possibilidade de inclusão

no Ensino Fundamental. Revista de Educação Física,

Esporte e Lazer , s/v, n. 9, p.339 347, 1996.Disponivel

em:https://periodicos. ufsc.br/index.php/motrivivencia/art

icle/view/ 5856. Acesso em 13 fev. 2020 .

TRIVELATO, S.F.; SILVA, R.L.

Ensino de Ciências .

São Paulo: Cengage Learning, 2011.

VYGOTSKI, L.S.

Obras escolhidas II . Madri:

Distribuiciones, 1993.

____.Obras escolhidas III. Mad

ri: Distribuiciones, 1995.

____ Obras escolhidas IV. Madri: Distribuiciones, 1996.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218891338-1347

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008