O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICO

Marlinéia da Silva Vieira, José Vicente de Souza Aguiar, Mauro Gomes da Costa, Priscila da Silva Nascimento

Resumo


Este artigo é um
estudo de um fenômeno vivenciado durante o processo de construção de uma pesquisa
monográfica, no qual apresentamos as vozes das crianças Sateré Mawé matriculadas nos anos iniciais do
Ensino Fundamental em uma escola da cidade de Parintins/Amazonas. O objetivo é c ompreender o
processo de ensino e da a prendizagem vivenciado por crianças Sateré Mawé no contexto escolar urbano.
A través da pesquisa do tipo etnográfica, conversas informais, depoimentos e entrevistas percebemos as
dificuldades enfrentadas por elas para se acostu marem a dinâmica escolar urbana. A falta de compreensão
da Língua P ortuguesa é a maior delas, pois impossibilit a a realização das atividades escolares, fazendo
com que sejam alvos de comentário s equivocados que as classificam como preguiçosas e desinteressadas.


Palavras Chave: Sateré Mawé. Ensino e a prendizagem. Escola.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218911362-1375

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ISSN: 2525-9008