O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICO

Authors

  • Marlinéia da Silva Vieira
  • José Vicente de Souza Aguiar
  • Mauro Gomes da Costa
  • Priscila da Silva Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020218911362-1375

Abstract

Este artigo é um
estudo de um fenômeno vivenciado durante o processo de construção de uma pesquisa
monográfica, no qual apresentamos as vozes das crianças Sateré Mawé matriculadas nos anos iniciais do
Ensino Fundamental em uma escola da cidade de Parintins/Amazonas. O objetivo é c ompreender o
processo de ensino e da a prendizagem vivenciado por crianças Sateré Mawé no contexto escolar urbano.
A través da pesquisa do tipo etnográfica, conversas informais, depoimentos e entrevistas percebemos as
dificuldades enfrentadas por elas para se acostu marem a dinâmica escolar urbana. A falta de compreensão
da Língua P ortuguesa é a maior delas, pois impossibilit a a realização das atividades escolares, fazendo
com que sejam alvos de comentário s equivocados que as classificam como preguiçosas e desinteressadas.


Palavras Chave: Sateré Mawé. Ensino e a prendizagem. Escola.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AGUILERA URQUIZA, A. H.; VIEIRA, C.

M.

N. Educação Escolar e os índios urbanos de

Campo Grande/MS : considerações preliminares

sobre as práticas de ensino nas escolas.

Campinas SP, Editora da UNICAMP, 2012. v.

p. 01 12

AMAZONAS, Conselho Estadual de Educação.

Resolução nº 11/2001 de 13 de fevereiro d e

Normas para criação e funcionamento da

escola indígena, autorização e reconhecimento de

cursos, no âmbito da educação básica no estado

do amazonas, e dá outras providencias, 2001.

Disponível em: http://www.c ee.am.gov.br

Acesso em: 05 de junho de 2019.

ANDRÉ, M. E. D. A.

Etnografia da prática

es colar. Campinas: Papirus, 1995.

BRASIL. Constituição da República Federativa

do Brasil de 1988. Diário Oficial da República

Federativa do Brasil, Brasília, 5 de outubro de

Disponível em:

http://planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/cons

titui%C3%A7a o.htm Acesso em: 23 mai. 2019.

CHARON, J.M.

Sociologia 5ª ed. São Paulo:

Saraiva 2002.

GEERTZ, Clifford.

A interpretação das

culturas . 1.ed, 13.reimpr. Rio de Janeiro, LTC,

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e

Estatística. Disponível em: www.ibge .gov.br.

Acesso em: 20 05 2019.

MALINOW

SKI, Bronislaw Kasper (1882 1942).

Argonautas do Pacífico ocidental : Um relato

do empreendimento e da aventura dos nativos

nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. S ão

Paulo: Abril Cultural, 1978.

MARREIRO, Thelma Lima da Cunha.

Projeto

político pedagógico étnico, educação e cultura

Sateré Mawé . Manaus: UFAM, 2007

(Di ssertação de mestrado)

MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches.

Vozes Infantis : as culturas das crianças Sateré

Mawé como elementos de (des) encontros com

as culturas da escola. Florianópolis SC: UFSC,

( Tese de Doutorado em Educação).

RODRIGUES,

Aryon Dall’Igna. Línguas

Brasil eiras. Para o conhecimento das línguas

indígenas . São Paulo: Loyola,

SILVA, M. Guarizo da.

Presença de crianças

indígenas em escolas municipais não indígenas

de Dourados MS : a educação na perspectiva

intercultural. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado

em Educação) Faculdade de Educação,

Universidade Federal da Grande Dourados,

Dourados, MS, 2013.

TEIXEIRA, Pery (Org). SateréSateré--Mawé. Retrato Mawé. Retrato de um povo indígena. Relatório sóciode um povo indígena. Relatório sócio-- demográfico. Manaus. UFAM/UNICE,2005.. Manaus. UFAM/UNICE,2005.

VIEIRA, Carlos Magno Naglis. NASCIMENTO, Adir Casaro. NASCIMENTO, Marcelo Casaro. O cotidiano das crianças indígenas no espaço O cotidiano das crianças indígenas no espaço da cidadeda cidade: as percepções de professores : as percepções de professores indígenas. Periferia: educação Cultura e indígenas. Periferia: educação Cultura e Comunicação v.7 n.1, jan--jun 2015.jun 2015.

WEIGEL, V. A. C. M, LIRA, M.J. de Oliveira. O O pajé nas comunidades Saterépajé nas comunidades Sateré--Mawé. Campo . Campo Grande-- MS, Tellus, ano 11, n.20, p. 69--77, jan/ jun.2011

Published

2021-07-14

How to Cite

Vieira, M. da S., Aguiar, J. V. de S., Costa, M. G. da, & Nascimento, P. da S. (2021). O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ NO CONTEXTO ESCOLAR URBANO AMAZÔNICO. Revista Valore, 6, 1362–1375. https://doi.org/10.22408/reva6020218911362-1375