“MARIE CURIE – A CORAGEM DO CONHECIMENTO”: UMA POSSIBILIDADE NA DISCUSSÃO DE ASPECTOS DA NATUREZA DA CIÊNCIA

Renato Medeiros Pinheiro, Leandro Londero

Resumo


Neste estudo explicitamos as potencialidades e delimitações de um filme do gênero drama biográfico como recurso didático para discussões a respeito de três aspectos da Natureza da Ciência (NdC): revisão por pares na ciência, a mulher na ciência, e a humanização do cientista. Para tanto, procedemos a um levantamento das produções disponíveis no mercado cinematográfico, selecionamos a produção que iríamos investigar, e destacamos os trechos que podem gerar discussões acerca da NdC. A seguir, aplicamos um questionário aos estudantes de um curso de formação de professores de física, após a exibição do drama. A análise do roteiro do drama biográfico permite inferir que ele se mostrou, a princípio, potencialmente significativo para inserir discussões acerca de aspetos da NdC.

Palavras Chave: Drama biográfico. Natureza da ciência. Formação de Professores.

Texto completo:

PDF

Referências


MARIE CURIE: the courage of knowledge. Direção de Marie Noëlle. Poland, 2016. 1 DVD (95 min.).

ANDREW, J. D.; tradução de OTTONI, T. As principais teorias do cinema: uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M.; PRAIA, J,; VILCHES. (Org.). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005

COELHO, R. M. F.; VIANA, M. C. V. A utilização de filmes em sala de aula: um breve estudo no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP. Revista de Educação Matemática UFOP, v. 1, p. 89-97, 2011.

METZ ET ALL, C. A análise das imagens. Petrópolis, Vozes, 1974.

MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, n. 2, p. 27-35, 1995.

MOURA, Breno Arsioli. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência. Revista Brasileira de História da ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

SILVA, B. V. C. A natureza da ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório. Latin-American Journal of Physics Education, v. 4, n. 3, p. 24, 2010.

SOUZA, G. D. S.; SILVA, B. V. C. Um estudo exploratório sobre a concepção do cientista e do seu local de trabalho por estudantes de física. CIÊNCIA EM TELA, v. 9, p. 1-11, 2016.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218961558-1569

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008