O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE ESTUDOS ETNOBOTÂNICOS EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA GUARANI

Autores

  • Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Suélen Rita Andrade Machado Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Márcia Santos Melo Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Lucieli M. Trivizoli Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020218971570-1585

Resumo

Esta pesquisa de natureza qualitativa tem o objetivo de descrever um estudo a partir das plantas utilizadas pelos indígenas Guarani do Oeste do Paraná como recursos medicinais para suas patologias e adorações a Nhanderú. Nesse sentido, esse estudo decorreu de uma atividade extraclasse realizada nas aulas de Matemática com uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, em que alunos e professor saíram aos arredores da escola em busca dos chás medicinais mais utilizados pelos Chamõi e as lideranças da comunidade. Por meio da experiência, foi possível promover aprendizagem acadêmica-escolar da Matemática, bem como fortalecer a importância da sabedoria dos mais velhos, ajudando a manter alteridade dos saberes e fazeres dos Guarani, preceitos esses possibilitados pela Etnomatemática.

Palavras Chave: Etnobotânica. Etnomatemática. Ensino de Matemática. Plantas medicinais.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Ribeiro, R. G. T., Machado, S. R. A., Melo, M. S., & Trivizoli, L. M. (2021). O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE ESTUDOS ETNOBOTÂNICOS EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA GUARANI. Revista Valore, 6, 1570–1585. https://doi.org/10.22408/reva6020218971570-1585