O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE ESTUDOS ETNOBOTÂNICOS EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA GUARANI
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218971570-1585Resumen
Esta pesquisa de natureza qualitativa tem o objetivo de descrever um estudo a partir das plantas utilizadas pelos indígenas Guarani do Oeste do Paraná como recursos medicinais para suas patologias e adorações a Nhanderú. Nesse sentido, esse estudo decorreu de uma atividade extraclasse realizada nas aulas de Matemática com uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, em que alunos e professor saíram aos arredores da escola em busca dos chás medicinais mais utilizados pelos Chamõi e as lideranças da comunidade. Por meio da experiência, foi possível promover aprendizagem acadêmica-escolar da Matemática, bem como fortalecer a importância da sabedoria dos mais velhos, ajudando a manter alteridade dos saberes e fazeres dos Guarani, preceitos esses possibilitados pela Etnomatemática.
Palavras Chave: Etnobotânica. Etnomatemática. Ensino de Matemática. Plantas medicinais.Descargas
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