O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE ESTUDOS ETNOBOTÂNICOS EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA GUARANI

Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Suélen Rita Andrade Machado, Márcia Santos Melo, Lucieli M. Trivizoli

Resumo


Esta pesquisa de natureza qualitativa tem o objetivo de descrever um estudo a partir das plantas utilizadas pelos indígenas Guarani do Oeste do Paraná como recursos medicinais para suas patologias e adorações a Nhanderú. Nesse sentido, esse estudo decorreu de uma atividade extraclasse realizada nas aulas de Matemática com uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, em que alunos e professor saíram aos arredores da escola em busca dos chás medicinais mais utilizados pelos Chamõi e as lideranças da comunidade. Por meio da experiência, foi possível promover aprendizagem acadêmica-escolar da Matemática, bem como fortalecer a importância da sabedoria dos mais velhos, ajudando a manter alteridade dos saberes e fazeres dos Guarani, preceitos esses possibilitados pela Etnomatemática.

Palavras Chave: Etnobotânica. Etnomatemática. Ensino de Matemática. Plantas medicinais.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218971570-1585

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008