PRÁTICAS E PERSPECTIVAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO

Rosana Souza de Vargas, Jamile Tabata Balestrin Konageski, Maria Cristina Pansera de Araújo

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar e discutir o papel da extensão universitária considerando as práticas e sentidos atribuídos por docentes do ensino superior. Para a realização da análise dos dados advindos dos questionários, é utilizada a Análise Textual Discursiva aliada ao software ATLAS.ti. A amostragem constitui-se de 116 professores que atuam na Educação Superior de instituições do Sul do Brasil. Constatamos que os professores da educação superior reconhecem o princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, porém, é evidenciado em suas práticas pedagógicas a centralidade no ensino e na pesquisa. Desse modo, cabe a atual política de curricularização atribuir novos sentidos e significados às práticas pedagógicas que englobem a extensão na educação superior.

Palavras Chave: Educação superior; Atividade de extensão; Princípio pedagógico da indissociabilidade.

Texto completo:

PDF

Referências


FORPROEX, 2012. Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: UFRGS.

FREIRE, Paulo. Educação e Atualidade Brasileira. Recife: Universidade Federal do Recife, 1959.

GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para que? https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_- _Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf

MENEZES, Ana Luisa Teixeira e SÍVERES, Luiz. Nas fronteiras da indissociabilidade - a contribuição da extensão universitária. In: SÍVERES, Luiz e MENEZES, Ana Luisa Teixeira. Transcendendo fronteiras: a contribuição da extensão das instituições comunitárias de ensino superior (ICES). Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

SAMPAIO, Jorge Hamilton e FREITAS, Marta Helena de. A indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. In: FREITAS, Lêda Gonçalves de; MARIZ, Ricardo Spindola e CUNHA Filho, José Leão da. (org). Educação Superior: princípios, finalidades e formação continuada de professores. Brasília: Universa: Líber Livro, 2010.

SILVA, Enio Waldir da. Fortalecendo a cultura Cidadã dos estudantes - um dos papéis da extensão na universidade. In: SÍVERES, Luiz. A extensão universitária como princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013.

SOUZA SANTOS, Boaventura de. A universidade no século 21. São Paulo: Cortez, 2005.

WALTER, S. A.; BACH, T. M. Adeus papel, marcatexto, tesoura e cola: inovando o processo de análise de conteúdo por meio do ATLAS.ti. Revista Administração: Ensino e Pesquisa. v. 16, n. 2, p. 275-308. 2015.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219021614-1625

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008