PRÁTICAS E PERSPECTIVAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Rosana Souza de Vargas Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Jamile Tabata Balestrin Konageski Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Pansera de Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219021614-1625

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar e discutir o papel da extensão universitária considerando as práticas e sentidos atribuídos por docentes do ensino superior. Para a realização da análise dos dados advindos dos questionários, é utilizada a Análise Textual Discursiva aliada ao software ATLAS.ti. A amostragem constitui-se de 116 professores que atuam na Educação Superior de instituições do Sul do Brasil. Constatamos que os professores da educação superior reconhecem o princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, porém, é evidenciado em suas práticas pedagógicas a centralidade no ensino e na pesquisa. Desse modo, cabe a atual política de curricularização atribuir novos sentidos e significados às práticas pedagógicas que englobem a extensão na educação superior.

Palavras Chave: Educação superior; Atividade de extensão; Princípio pedagógico da indissociabilidade.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Vargas, R. S. de, Konageski, J. T. B., & Araújo, M. C. P. de. (2021). PRÁTICAS E PERSPECTIVAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO. Revista Valore, 6, 1614–1625. https://doi.org/10.22408/reva6020219021614-1625