PRÁTICAS E PERSPECTIVAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219021614-1625Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar e discutir o papel da extensão universitária considerando as práticas e sentidos atribuídos por docentes do ensino superior. Para a realização da análise dos dados advindos dos questionários, é utilizada a Análise Textual Discursiva aliada ao software ATLAS.ti. A amostragem constitui-se de 116 professores que atuam na Educação Superior de instituições do Sul do Brasil. Constatamos que os professores da educação superior reconhecem o princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, porém, é evidenciado em suas práticas pedagógicas a centralidade no ensino e na pesquisa. Desse modo, cabe a atual política de curricularização atribuir novos sentidos e significados às práticas pedagógicas que englobem a extensão na educação superior.
Palavras Chave: Educação superior; Atividade de extensão; Princípio pedagógico da indissociabilidade.Downloads
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