ENFOQUE CTSA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ

Autores

  • Rosilene dos Santos Oliveira Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219041636-1650

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender como o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) tem sido contemplado no Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Química das Instituições públicas de Ensino Superior do Paraná. Os PPC foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, resultando três categorias, de modo que neste trabalho abordaremos apenas uma delas. As compreensões tecidas pela análise nos indicaram que esses PPC apresentam, em seus componentes pedagógicos, a preocupação com uma formação para a alfabetização científica e tecnológica, e compreensão da Natureza da Ciência e do conhecimento científico. Contudo, esse deve ser um compromisso também expresso nos componentes específicos e se concretizar na prática educativa de todos os professores formadores.

Palavras Chave: Licenciatura em Química; Currículo; Alfabetização Científica e Tecnológica.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Oliveira, R. dos S., & Kiouranis, N. M. M. (2021). ENFOQUE CTSA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ. Revista Valore, 6, 1636–1650. https://doi.org/10.22408/reva6020219041636-1650