ENFOQUE CTSA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219041636-1650Resumen
Esta pesquisa buscou compreender como o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) tem sido contemplado no Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Química das Instituições públicas de Ensino Superior do Paraná. Os PPC foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, resultando três categorias, de modo que neste trabalho abordaremos apenas uma delas. As compreensões tecidas pela análise nos indicaram que esses PPC apresentam, em seus componentes pedagógicos, a preocupação com uma formação para a alfabetização científica e tecnológica, e compreensão da Natureza da Ciência e do conhecimento científico. Contudo, esse deve ser um compromisso também expresso nos componentes específicos e se concretizar na prática educativa de todos os professores formadores.
Palavras Chave: Licenciatura em Química; Currículo; Alfabetização Científica e Tecnológica.
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