ENFOQUE CTSA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ

Rosilene dos Santos Oliveira, Neide Maria Michellan Kiouranis

Resumo


Esta pesquisa buscou compreender como o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) tem sido contemplado no Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Química das Instituições públicas de Ensino Superior do Paraná. Os PPC foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, resultando três categorias, de modo que neste trabalho abordaremos apenas uma delas. As compreensões tecidas pela análise nos indicaram que esses PPC apresentam, em seus componentes pedagógicos, a preocupação com uma formação para a alfabetização científica e tecnológica, e compreensão da Natureza da Ciência e do conhecimento científico. Contudo, esse deve ser um compromisso também expresso nos componentes específicos e se concretizar na prática educativa de todos os professores formadores.

Palavras Chave: Licenciatura em Química; Currículo; Alfabetização Científica e Tecnológica.


Texto completo:

PDF

Referências


ACEVEDO DÍAZ, J. A.; VÁZQUEZ ALONSO, Á.; MANASSERO MAS, M. A. Papel de la educación CTS en una alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista electrónica de enseñanza de las ciências, v. 2, n. 2, p. 80 – 111, 2003.

AIKENHEAD, G. S. Research into STS science education. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 01 - 21, 2009.

AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto da formação de professores de Ciências. 2002. 98 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

BAZZO, W. A. Cultura científica versus humanística: a CTS é o elo?. Revista Iberoamericana de Educación. n. 58, p. 61 – 79, 2012.

BISPO FILHO, D. O.; MACIEL, M. D.; SEPINI, R. P.; VÁZQUÉZ ALONSO, A. Alfabetização científica sob o enfoque da ciência, tecnologia e sociedade: implicações para a formação inicial e continuada de professores. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 2, 2013.

BOARO, D. A.; MASSONI, N. T. O uso de elementos da História e Filosofia da Ciência (HFC) em aulas de Física em uma disciplina de estágio supervisionado: alguns resultados de pesquisa. Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. v. 23, n. 3, p. 110 - 144, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 1.303/2001. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Diário Oficial da União, Brasília, 06 de novembro de 2001. Seção 1, p. 12. 2001.

CACHAPUZ, A. F.; PRAIA, J. F.; JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 363 - 381, 2004.

CALIXTO, V. dos S. Horizontes compreensivos da constituição do ser professor de química no espaço da prática como componente curricular. 2019. 275 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências), Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.

CEDRAN, D. P.; LINO, A.; NEVES, M. C. D.; KIOURANIS, N. M. A natureza da ciência e o erro: reflexões sobre o conto “ótima é a água” por alunos de ensino médio. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias: Góndola, v. 12, n. 1, p. 43 - 56, 2017.

CUNHA, M. I. Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura. Interface - Comunic, Saúde, Educ., v. 5, n. 9, p. 103 - 16, 2001.

FEITOSA, F. C. B.; OLIVEIRA, R. dos S.; KIOURANIS, N. M. M. Interface formação inicial de professores de Química e o enfoque CTS(A): O que dizem as pesquisas no contexto brasileiro? Indagatio Didactica, v. 12, n. 4, p. 223 - 243, 2020.

GARCÍA-MARTÍNEZ, Á.; IZQUIERDO-AYMERICH, M. Contribución de la Historia de las Ciencias al desarrollo profesional de docentes universitarios. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 32, n. 1, p. 265 - 281, 2014.

LOGUERCIO, R. de Q.; DEL PINO, J. C. Contribuições da história e filosofia das ciências para a construção do conhecimento científico em contextos de formação profissional da química. ACTA SCIENTIAE, Canoas, v. 8, n. 1, p. 67 – 77, 2006.

LÓPEZ CEREZO, J. A. Ciencia, Tecnologia y Sociedad: el estado de la cuéstión en Europa y Estados Unidos. Revista Iberoamericana de Educación, OEI, n. 18, set./dez., 1998.

MARCELO-GARCÍA, C. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Editora Porto LDA, 1999.

MEMBIELA, P. Reflexión desde la experiencia sobre la puesta en práctica de la orientación Ciencia-Tecnología-Sociedad en la enseñanza científica. Educación Química, v. 16, n. 3, p. 404 – 409, 2005.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

MORENO RODRÍGUEZ; DEL PINO, J. O enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na reconstrução da identidade profissional docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 2, p. 90 – 119, 2019.

OEI. Memoria de la programación 1999 - 2000. Madrid: OEI, 2001, p. 121 – 134.

PAIXÃO, F.; FIGUEIREDO, M. História da Química na sala de Aula para Ensinar sobre a Natureza da Ciência: O Exemplo da Interdependência entre Ciência e Tecnologia. Interacções: Enseñanza y Aprendizaje de la Naturaleza de la Ciencia y Tecnología, v. 11, p. 292 - 311, 2015.

PINHEIRO, N. A. M.; MATOS, E. A. S. A.; BAZZO, W. A. Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio. Revista Iberoamericana de educación, v. 44, n. 1, p. 147 - 166, 2007.

PIRES, E. A. C.; SAUCEDO, K. R. R.; MALACARNE, V. Concepções sobre a natureza da ciência de alunos concluintes do curso de Pedagogia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 16, n. 2, p. 215 - 230, 2017.

PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, n. 2, p. 141 - 156, 2007.

REIS, J. M. C.; KIOURANIS, N. M. M. Um Olhar para a Literatura: O que Tem Sido Pesquisado sobre a Interface entre Formação de Professores, História da Ciência e Natureza da Ciência? Revista Valore, v. 3, p. 596 - 607, 2018.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, p. 1 - 12, 2007.

TORRES SANTOMÉ, J. Las teorías de la reproducción. In: TORRES SANTOMÉ, J. El curriculum oculto. 6. ed. Madrid: Morata, 1998, p. 49 - 112.

VIEIRA, R. M.; TENREIRO-VIEIRA, C.; MARTINS, I. P. A educação em ciências com orientação CTS – atividades para o ensino básico. Porto: Areal Editores, 2011.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219041636-1650

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008