ANALISANDO MEMÓRIAS DAS AULAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCRITAS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Rubia Emmel, Larissa Lunardi

Resumo


Esta pesquisa tem a finalidade de analisar nas narrativas dos licenciandos as relações entre o ensino de Ciências e as memórias relacionadas aos seus professores de Ciências, em um processo de investigação-formação-ação na formação inicial e constituição de professores de Ciências e Biologia. Foi realizada por meio de pesquisa documental em diários de bordo, nas reflexões em escritas narrativas dos licenciandos a partir da problemática “Lembra de algum professor que marcou o ensino de Ciências?”. Constituiu-se o cenário reflexivo: “Constituindo memórias com professores de Ciências”, em que identificamos três categorias. Percebeu-se a importância dada pelos licenciandos às metodologias de ensino relatadas nas escritas, que podem influenciar sua futura prática docente.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Diário de bordo. Constituição docente.


Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BONOTTO, D. L.; LEITE, F. A.; GÜLLICH, R. I. C. (org.). Movimentos formativos: desafios para a educação em ciências e matemática. 1. ed. Tubarão: Copiart, 2016.

CARNIATTO, I. A formação do sujeito professor: investigação narrativa em ciências/biologia. Cascavel: Edunioeste, 2002.

CHAVES, S. N. A construção coletiva de uma prática de formação de professores de ciências: tensões entre o pensar e o agir. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000.

CHAVES, S. N. Reencantar a ciência, reinventar a docência. São Paulo: Livraria da Física, 2013.

CONTRERAS, J. D. La investigación en la acción. Cuadernos de Pedagogia, n. 224, p. 7-31, abr. 1994.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

ELLIOTT, J. La investigación-acción en educación. Madrid: Ediciones Morata, 1990.

EMMEL, R. O currículo e o livro didático da educação básica: contribuições para a formação do licenciando em ciências biológicas. 2015. Tese (Doutorado em Educação

nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, p. 153, 2015.

EMMEL, R.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. A investigação-formação-ação na prática de ensino da licenciatura de ciências biológicas: uma reflexão sobre a elaboração e desenvolvimento do currículo. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 1, p. 651-662, 2016.

FALSARELLA, A. M. Relação professor-aluno, disciplina/indisciplina e processos de ensino e aprendizagem. In: MARIN, A. D.; BUENO, J. G. S. (org.). A escola fundamental e a didática: a produção acadêmica e sua contribuição para o ensino. Araraquara: Junqueira & Marin, 2017.

GASTAL, M. L. A.; AVANZI, M. R. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência e Educação, v. 21, n. 1, p. 149-158, 2015.

GERALDI, C. M. G. Currículo em ação: buscando a compreensão do cotidiano da escola básica. Pro-posições, v. 5, n. 3, nov. 1994.

GÜLLICH, R. I. C. O livro didático, o professor e o ensino de ciências: um processo de investigação-formação-ação. 2012. Tese (Doutorado) – UNIJUÍ, Ijuí, 2012.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 2016.

LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr. 2002.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, E. F. et al. As narrativas e os diários de formação: caminhos possíveis na pesquisa em educação. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI. Anais. Teresina/Piauí, 2010.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2. ed. Portugal: Porto, 1992.

PERSON, V. A.; GÜLLICH, R. I. C. Demarcando elementos constitutivos da formação continuada de professores de ciências. In: BONOTTO, D. L.; LEITE, F. A.; GÜLLICH, R. I. C. (orgs.). Movimentos formativos: desafios para pensar a educação em ciências e matemática. Tubarão: Copiart, 2016.

PORLÁN, R.; MARTÍN, J. El diário del professor: un recurso para investigación en el aula. Diáda: Sevilla, 1997.

REIS, P. Controvérsias sociocientíficas: discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina de ciências da terra e da vida. 2004. Tese (Doutorado em Didáctica das Ciências) – Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Departamento de Educação, 2004.

REIS, P. R. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: Estudos sobre Educação, v. 15, n. 16, p. 17-34, jan./dez. 2008.

REIS, P. R. Ciência e controvérsia. Revista de Estudos Universitários, v. 35, n. 2, p. 9-15, dez. 2009.

ROSITO, B. A. O ensino de ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SILVA, L. H. A.; SCHNETZLER, R. P. Buscando o caminho do meio: a “sala de espelhos” na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 6, n. 1, p. 43-53, 2000.

ZABALZA, M. A. Diários de aula: contributo para os estudos dos dilemas práticos dos professores. Porto: Porto Editora, 1994.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219051651-1664

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008