ANALISANDO MEMÓRIAS DAS AULAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCRITAS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Auteurs-es

  • Rubia Emmel Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo-RS
  • Larissa Lunardi Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo-RS

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva6020219051651-1664

Résumé

Esta pesquisa tem a finalidade de analisar nas narrativas dos licenciandos as relações entre o ensino de Ciências e as memórias relacionadas aos seus professores de Ciências, em um processo de investigação-formação-ação na formação inicial e constituição de professores de Ciências e Biologia. Foi realizada por meio de pesquisa documental em diários de bordo, nas reflexões em escritas narrativas dos licenciandos a partir da problemática “Lembra de algum professor que marcou o ensino de Ciências?”. Constituiu-se o cenário reflexivo: “Constituindo memórias com professores de Ciências”, em que identificamos três categorias. Percebeu-se a importância dada pelos licenciandos às metodologias de ensino relatadas nas escritas, que podem influenciar sua futura prática docente.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Diário de bordo. Constituição docente.

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Publié-e

2021-07-14

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Emmel, R., & Lunardi, L. (2021). ANALISANDO MEMÓRIAS DAS AULAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCRITAS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Valore, 6, 1651–1664. https://doi.org/10.22408/reva6020219051651-1664