ANALISANDO MEMÓRIAS DAS AULAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCRITAS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Auteurs-es

  • Rubia Emmel Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo-RS
  • Larissa Lunardi Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo-RS

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva6020219051651-1664

Résumé

Esta pesquisa tem a finalidade de analisar nas narrativas dos licenciandos as relações entre o ensino de Ciências e as memórias relacionadas aos seus professores de Ciências, em um processo de investigação-formação-ação na formação inicial e constituição de professores de Ciências e Biologia. Foi realizada por meio de pesquisa documental em diários de bordo, nas reflexões em escritas narrativas dos licenciandos a partir da problemática “Lembra de algum professor que marcou o ensino de Ciências?”. Constituiu-se o cenário reflexivo: “Constituindo memórias com professores de Ciências”, em que identificamos três categorias. Percebeu-se a importância dada pelos licenciandos às metodologias de ensino relatadas nas escritas, que podem influenciar sua futura prática docente.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Diário de bordo. Constituição docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BONOTTO, D. L.; LEITE, F. A.; GÜLLICH, R. I. C. (org.). Movimentos formativos: desafios para a educação em ciências e matemática. 1. ed. Tubarão: Copiart, 2016.

CARNIATTO, I. A formação do sujeito professor: investigação narrativa em ciências/biologia. Cascavel: Edunioeste, 2002.

CHAVES, S. N. A construção coletiva de uma prática de formação de professores de ciências: tensões entre o pensar e o agir. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000.

CHAVES, S. N. Reencantar a ciência, reinventar a docência. São Paulo: Livraria da Física, 2013.

CONTRERAS, J. D. La investigación en la acción. Cuadernos de Pedagogia, n. 224, p. 7-31, abr. 1994.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

ELLIOTT, J. La investigación-acción en educación. Madrid: Ediciones Morata, 1990.

EMMEL, R. O currículo e o livro didático da educação básica: contribuições para a formação do licenciando em ciências biológicas. 2015. Tese (Doutorado em Educação

nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, p. 153, 2015.

EMMEL, R.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. A investigação-formação-ação na prática de ensino da licenciatura de ciências biológicas: uma reflexão sobre a elaboração e desenvolvimento do currículo. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 1, p. 651-662, 2016.

FALSARELLA, A. M. Relação professor-aluno, disciplina/indisciplina e processos de ensino e aprendizagem. In: MARIN, A. D.; BUENO, J. G. S. (org.). A escola fundamental e a didática: a produção acadêmica e sua contribuição para o ensino. Araraquara: Junqueira & Marin, 2017.

GASTAL, M. L. A.; AVANZI, M. R. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência e Educação, v. 21, n. 1, p. 149-158, 2015.

GERALDI, C. M. G. Currículo em ação: buscando a compreensão do cotidiano da escola básica. Pro-posições, v. 5, n. 3, nov. 1994.

GÜLLICH, R. I. C. O livro didático, o professor e o ensino de ciências: um processo de investigação-formação-ação. 2012. Tese (Doutorado) – UNIJUÍ, Ijuí, 2012.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 2016.

LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr. 2002.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, E. F. et al. As narrativas e os diários de formação: caminhos possíveis na pesquisa em educação. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI. Anais. Teresina/Piauí, 2010.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2. ed. Portugal: Porto, 1992.

PERSON, V. A.; GÜLLICH, R. I. C. Demarcando elementos constitutivos da formação continuada de professores de ciências. In: BONOTTO, D. L.; LEITE, F. A.; GÜLLICH, R. I. C. (orgs.). Movimentos formativos: desafios para pensar a educação em ciências e matemática. Tubarão: Copiart, 2016.

PORLÁN, R.; MARTÍN, J. El diário del professor: un recurso para investigación en el aula. Diáda: Sevilla, 1997.

REIS, P. Controvérsias sociocientíficas: discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina de ciências da terra e da vida. 2004. Tese (Doutorado em Didáctica das Ciências) – Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Departamento de Educação, 2004.

REIS, P. R. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: Estudos sobre Educação, v. 15, n. 16, p. 17-34, jan./dez. 2008.

REIS, P. R. Ciência e controvérsia. Revista de Estudos Universitários, v. 35, n. 2, p. 9-15, dez. 2009.

ROSITO, B. A. O ensino de ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SILVA, L. H. A.; SCHNETZLER, R. P. Buscando o caminho do meio: a “sala de espelhos” na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 6, n. 1, p. 43-53, 2000.

ZABALZA, M. A. Diários de aula: contributo para os estudos dos dilemas práticos dos professores. Porto: Porto Editora, 1994.

Téléchargements

Publié-e

2021-07-14