A LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA DO PNBE 2013 COMO MAINSTREAM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Salete da Silva, Cíntia Cristiane de Andrade, Eduardo Lemes Monteiro, Polônia Altoé Fusinato

Resumo


Considerando a possível utilização de obras de ficção científica (FC) como recursos didáticos para o ensino de ciências, o objeto deste trabalho é a literatura do Programa Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE) 2013, para o Ensino Médio, tendo como objetivos averiguar quantos e quais livros são do gênero FC e quais conteúdos eles abordam, na perspectiva da interdisciplinaridade. Investigou-se os Acervos do PNBE, nos quais foi identificado 1 livro no Acervo 1; 4 no Acervo 2; e 1 no Acervo 3, que atendem aos objetivos propostos. Dentre 180 obras, 6 podem ser utilizadas, evidenciando que este número é muito reduzido. Constatou-se, ainda, a indicação de vários livros de FC, porém, no que tange à apresentação de atividades e planos de aula, são poucos os trabalhos nesta área.

Palavras-chave: Ficção científica; Literatura; PNBE; Ensino de Ciências.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, F. R. de. A ficção científica na ficção escolar: investigando as potencialidades do gênero no ensino de física. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá: UEM, 2008.

ASIMOV, I. No mundo da ficção científica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1984.

______. Para onde vamos? São Paulo: Hemus, 1979.

______. Robot dreams. New York: Ace Books, 1986.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 1977.

BRASIL. Programa Nacional Biblioteca na Escola 2013. Acervos. Disponível em: . Acesso em: 7 jan. 2019.

BRASIL. Programa Nacional Biblioteca da Escola. Apresentação. Brasília: MEC/FNDE, 2015. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2018.

CLARKE, A. C. The wind from the sun. London: Vista, 1990.

FRAKNOI, A. Teaching astronomy with science fiction: a resource guide. Astronomy Education Review. v. 1. Jul.2002/ Jan. 2003. Disponível em: . Acesso em: 30 dez. 2018.

LUPOFF, R. Saltzman’s madness (1975). In: ELWOOD, R. Future corruption. New York: Warner, 1975. p. 9-42.

MARTIN-DIAZ, M. J. et al. Science fiction comes into the classroom: Maelstrom II. Physics Education, Bristol, v. 27, n. 1, p. 18-23, 1992.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MONTEIRO, J. 3 meses no século 81. São Paulo: Globo Editora, 1947.

MOREIRA, A. Governo federal está desde 2014 sem comprar livros de literatura para escolas públicas. G1 Educação. Publicado em: 29 set. 2017. Disponível em: . Acesso em: 6 mar. 2020.

OLIVEIRA, F. R. A ficção científica e a questão da subjetividade homem-máquina. ComCiência: revista eletrônica de jornalismo científico, Campinas, n. 59, out. 2004. Disponível em: . Acesso em: 29 nov. 2018.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.

PIASSI, L. P. A ficção científica e o estranhamento cognitivo no ensino de ciências: estudos críticos e propostas de sala de aula. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p. 151-168, 2013. São Paulo/Bauru: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2013. Disponível em: . Acesso em: 4 jan. 2019.

_______. Contatos: a ficção científica no ensino de ciências em um contextosociocultural. 2007. 453 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007.

SHELLEY, M. Frankenstein ou o moderno Prometeu. São Paulo: Círculo do Livro,

SILVEIRA, M. P. da; ZANETIC, J. Formação de professores e ensino de Química: reflexões a partir do livro Serões de Dona Benta de Monteiro Lobato e da pedagogia de Paulo Freire. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 61-85, nov. 2016. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2018.

SOUTHWORTH, T. Modern physics and science fiction: a mini-unit for high school physics. The Physics Teacher, College Park, v. 25, n. 2, p. 90-91, 1987.

TAKATA, R. Ficção científica ajuda ensino de ciência, desde que haja tempo adequado, infraestrutura e articulação curricular. Reportagem – Dossiê 190. Com Ciência – Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. Jul. 2017. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2018.

VERNE, J. 20.000 léguas submarinas. São Paulo: Martin-Claret, 2003.

______. Viagem ao centro da Terra. São Paulo: Martin-Claret, 2004.

WELLS, H. G. A guerra dos mundos. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.

______. A máquina do tempo. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.

______. O homem invisível. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219061665-1679

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008