A LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA DO PNBE 2013 COMO MAINSTREAM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Salete da Silva Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR
  • Cíntia Cristiane de Andrade Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR
  • Eduardo Lemes Monteiro Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR
  • Polônia Altoé Fusinato Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219061665-1679

Resumen

Considerando a possível utilização de obras de ficção científica (FC) como recursos didáticos para o ensino de ciências, o objeto deste trabalho é a literatura do Programa Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE) 2013, para o Ensino Médio, tendo como objetivos averiguar quantos e quais livros são do gênero FC e quais conteúdos eles abordam, na perspectiva da interdisciplinaridade. Investigou-se os Acervos do PNBE, nos quais foi identificado 1 livro no Acervo 1; 4 no Acervo 2; e 1 no Acervo 3, que atendem aos objetivos propostos. Dentre 180 obras, 6 podem ser utilizadas, evidenciando que este número é muito reduzido. Constatou-se, ainda, a indicação de vários livros de FC, porém, no que tange à apresentação de atividades e planos de aula, são poucos os trabalhos nesta área.

Palavras-chave: Ficção científica; Literatura; PNBE; Ensino de Ciências.

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Publicado

2021-07-14

Cómo citar

Silva, S. da, Andrade, C. C. de, Monteiro, E. L., & Fusinato, P. A. (2021). A LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA DO PNBE 2013 COMO MAINSTREAM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Valore, 6, 1665–1679. https://doi.org/10.22408/reva6020219061665-1679