UM ESTUDO SOBRE AÇÕES DOCENTES EM AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nathália Hernandes Turke, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda

Resumo


Enquanto muitas pesquisas ditam o que professores devem fazer em sala de aula, buscamos compreender o que professores, de fato, fazem enquanto lecionam, sem possuir a pretensão de prescrever como devem se comportar. Com o intuito de identificar, categorizar e analisar as ações docentes em aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental,investigamos aulas de duas docentes da rede pública de ensino. Encontramos quatro macroações que descrevem as aulas: Burocrático-Administrativa, Fala, Espera e Ensina o Conteúdo. Além das macroações, encontramos ações e microações, as quais são alteradas de uma aula para outra, sendo influenciadas pelas estratégias de ensino e pelos recursos metodológicos utilizados.

Palavras-chave: Ensino deCiências. Ensino Fundamental. Ação docente


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219101412-1424

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008