CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219201481-1490Resumo
A Física das Radiações Ionizantes (FRI) é um conteúdo previsto na Base nacional comum curricular (BNCC). Notase, contudo, que ela não tem sido abordada na escola básica. Objetivamos investigar o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio. Nossa pesquisa buscou responder como acontece e que aspectos marcam o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio a partir de uma aula expositiva sobre FRI? Para a coleta de dados, fizemos uso de produções textuais. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Discurso de linha Francesa. As análises indicaram que: a) houve predomínio de repetições formais nas respostas dos alunos; b) acreditamos que trabalhar conceitos de radiação e radioatividade seja uma maneira eficaz de minimizar possíveis erros, potencializando seu aprendizado.
Palavras-Chave: Análise do discurso, ensino de física, radiações ionizantes.
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