CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE

Autores

  • Rafael Gombrade
  • Leandro Londero da Silva Silva

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219201481-1490

Resumo

A Física das Radiações Ionizantes (FRI) é um conteúdo previsto na Base nacional comum curricular (BNCC). Notase, contudo, que ela não tem sido abordada na escola básica. Objetivamos investigar o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio. Nossa pesquisa buscou responder como acontece e que aspectos marcam o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio a partir de uma aula expositiva sobre FRI? Para a coleta de dados, fizemos uso de produções textuais. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Discurso de linha Francesa. As análises indicaram que: a) houve predomínio de repetições formais nas respostas dos alunos; b) acreditamos que trabalhar conceitos de radiação e radioatividade seja uma maneira eficaz de minimizar possíveis erros, potencializando seu aprendizado.

Palavras-Chave: Análise do discurso, ensino de física, radiações ionizantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALSOP, S. Living with and learning about radioactivity:

A comparative conceptual study. International Journal

of Science Education, 263-281, 2001.

EIJKELHOF, H; MILLAR, R. Reading about

Chernobyl: the public understanding of radiation and

radioactivity. School Science Review, 35-41, 1988.

NEUMANN, S; HOPF, M. Children’s Drawings about

“Radiation” – Before and After Fukushima. Research in

Science Education, v. 43, p. 1535-1549, 2012.

NUNES, E, R; ZYLBERSZTAJN, A. Goiânia,

Chernobyl e a Tecnologia Nuclear: A Informação

Científica entre alunos do 2° grau. In: A Ciência e a

Integração Latino-Americana, Porto Alegre. 42a Reunião

Anual da SBPC - Anais. São Paulo: São Paulo Indústria

Gráfica e Editora S/A, p. 104-105, 1990.

ORLANDI, E. P. Gestos de leitura. Campinas: Editora

Unicamp, 1994.

______. Autoria, leitura e efeitos do trabalho

simbólico. Campinas: Pontes, 2007a.

______. Análise de discurso: princípios e

procedimentos. 5.ed. Campinas: Pontes, 2007b.

______. Formulação e circulação dos sentidos.

Campinas: Pontes, 2008.

PLOTZ, T; HOPF, M. Two concepts of radiation. A case

study investigating existing preconceptions. European

Journal of Science and Mathematics Education. Vol.

, n.4, 447-459, 2016.

REGO, F; PERALTA, L. Portuguese students'

knowledge of radiation physics. Physics Education, v.

, n. 3, p.259-262, 2006.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Gombrade, R., & Silva, L. L. da S. (2021). CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE. Revista Valore, 6, 1481–1490. https://doi.org/10.22408/reva6020219201481-1490