CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO SOBRE CONCEITOS DE RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219201481-1490Resumen
A Física das Radiações Ionizantes (FRI) é um conteúdo previsto na Base nacional comum curricular (BNCC). Notase, contudo, que ela não tem sido abordada na escola básica. Objetivamos investigar o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio. Nossa pesquisa buscou responder como acontece e que aspectos marcam o funcionamento da interpretação da FRI por alunos do Ensino Médio a partir de uma aula expositiva sobre FRI? Para a coleta de dados, fizemos uso de produções textuais. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Discurso de linha Francesa. As análises indicaram que: a) houve predomínio de repetições formais nas respostas dos alunos; b) acreditamos que trabalhar conceitos de radiação e radioatividade seja uma maneira eficaz de minimizar possíveis erros, potencializando seu aprendizado.
Palavras-Chave: Análise do discurso, ensino de física, radiações ionizantes.
Descargas
Citas
ALSOP, S. Living with and learning about radioactivity:
A comparative conceptual study. International Journal
of Science Education, 263-281, 2001.
EIJKELHOF, H; MILLAR, R. Reading about
Chernobyl: the public understanding of radiation and
radioactivity. School Science Review, 35-41, 1988.
NEUMANN, S; HOPF, M. Children’s Drawings about
“Radiation” – Before and After Fukushima. Research in
Science Education, v. 43, p. 1535-1549, 2012.
NUNES, E, R; ZYLBERSZTAJN, A. Goiânia,
Chernobyl e a Tecnologia Nuclear: A Informação
Científica entre alunos do 2° grau. In: A Ciência e a
Integração Latino-Americana, Porto Alegre. 42a Reunião
Anual da SBPC - Anais. São Paulo: São Paulo Indústria
Gráfica e Editora S/A, p. 104-105, 1990.
ORLANDI, E. P. Gestos de leitura. Campinas: Editora
Unicamp, 1994.
______. Autoria, leitura e efeitos do trabalho
simbólico. Campinas: Pontes, 2007a.
______. Análise de discurso: princípios e
procedimentos. 5.ed. Campinas: Pontes, 2007b.
______. Formulação e circulação dos sentidos.
Campinas: Pontes, 2008.
PLOTZ, T; HOPF, M. Two concepts of radiation. A case
study investigating existing preconceptions. European
Journal of Science and Mathematics Education. Vol.
, n.4, 447-459, 2016.
REGO, F; PERALTA, L. Portuguese students'
knowledge of radiation physics. Physics Education, v.
, n. 3, p.259-262, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.