O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Sidney Lopes Sanchez Junior Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR
  • Beatriz Haas Delamuta Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Márcia Inês Schabarum Mikuska Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Marília Bazan Blanco Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP-CP

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219241707-1719

Resumo

As dificuldades de aprendizagem da Matemática estão presentes no cotidiano escolar, sobretudo em estudantes com transtornos associados ao processo de aprendizagem, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nesse contexto, o presente artigo buscou compreender o que tem sido produzido acerca do ensino de Matemática para crianças e adolescentes com TDAH, a partir do levantamento de trabalhos (Revisão Sistemática de Literatura) no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Banco de Teses e Dissertações (BDTD) da CAPES. Foram encontrados apenas 2 artigos e 4 dissertações que abordam a temática desejada. Assim, destaca-se a necessidade de mais pesquisas que abordem a temática, especialmente ao propor estratégias de ensino que contribuam para melhorar a aprendizagem de Matemática em crianças e adolescentes com TDAH.

 

Palavras Chave: Ensino de Matemática. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Prática Pedagógica.

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Publicado

2021-07-14