O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Auteurs-es

  • Sidney Lopes Sanchez Junior Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR
  • Beatriz Haas Delamuta Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Márcia Inês Schabarum Mikuska Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Marília Bazan Blanco Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP-CP

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva6020219241707-1719

Résumé

As dificuldades de aprendizagem da Matemática estão presentes no cotidiano escolar, sobretudo em estudantes com transtornos associados ao processo de aprendizagem, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nesse contexto, o presente artigo buscou compreender o que tem sido produzido acerca do ensino de Matemática para crianças e adolescentes com TDAH, a partir do levantamento de trabalhos (Revisão Sistemática de Literatura) no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Banco de Teses e Dissertações (BDTD) da CAPES. Foram encontrados apenas 2 artigos e 4 dissertações que abordam a temática desejada. Assim, destaca-se a necessidade de mais pesquisas que abordem a temática, especialmente ao propor estratégias de ensino que contribuam para melhorar a aprendizagem de Matemática em crianças e adolescentes com TDAH.

 

Palavras Chave: Ensino de Matemática. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Prática Pedagógica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ABDA. Associação Brasileira de Déficit de Atenção. Disponível em: <http://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/>, acesso em 11 de fevereiro de 2018.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.

American Psychiatric Association. DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARKLET, R. A. et al. Major life activity and health outcomes associated with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. Journal of Clinical Psychiatry, 63, 2002, p. 10-15.

BONADIO, Rosana A. A., MORI, Nerli N. R. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Diagnóstico e Prática Pedagógica. Ed. UEM. Maringá, 2003.

BRATS, Metilfenidato no tratamento de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde. Ano VIII, n. 23, 2014.

CID-10. Classificação dos Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas – Organização Mundial da Saúde, trad. Dorgival Caetano, Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GADELHA, Y. A. MENEZES, I. N. de. Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental. Universidade Ciências e Saúde. v. 2, n. 1, p.1-151, jan./jun. 2004.

HAZIN, I., VITAL, M. Avaliação do desempenho escolar em matemática em criança com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo piloto. Ciências & Cognição, v.13, n. 3, 2008, p. 19-36.

KITCHENHAM, B. A. Procedures for performing systematic reviews. Tech. report TR/SE-0401, Keele University. 2004.

MACEDO, L. M. S. Professores de Matemática nas Trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH. Universidade Estadual da Paraíba (Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Campina Grande, PB, 2013, 145 f.

MARTINS, R. S. Ensinando Matemática para alunos diagnosticados como portadores de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): uma proposta baseada no desenvolvimento da autorregulação. Universidade Federal de Ouro Preto (Dissertação de Mestrado Profissional – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). 2011, 2018 f.

ROCHA. R. de C. P. et al. Intervenções psicopedagógica em crianças com Déficit de Atenção com Hiperatividade. C&D Revista eletrônica da Fainor, v. 6, n. 2, p. 40-52, jul./dez., 2013.

RODRIGUES, C. I., SOUSA, M. C., CARMO, J. S. Transtorno de conduta/TDAH e aprendizagem da Matemática: um estudo de caso. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 14, n. 2, Jul./Dez., 2010, p. 193-201.

ROHDE, L.A. et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Rev. Bras. Psiquiatr, v. 22, p. 7-11, 2000.

ROHDE, L. A., HALPERN, R. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade: atualizado. Journal de Pediatria, v. 80, n. 2, 2004, p. 61-70.

ROTTA, N. T. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade: aspectos clínicos. In: ROTTA, N. T., OHLWEILER, L., RIESGO, R. dos S. Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2° ed. Artmed. Porto Alegre, 2016.

RUCKERT, S. L. S. Memória de trabalho em crianças e adolescentes com TDAH e Dificuldade ou Transtorno na Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação). Porto Alegre, 2012, 74 f.

SILVA, R. L. F. C. Efeitos de atraso e tarefa na resolução de problemas matemáticos em crianças com e sem TDAH. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica de Goiás. Departamento de Psicologia. Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Psicologia. 2009, 70 f.

Téléchargements

Publié-e

2021-07-14

Comment citer

Sanchez Junior, S. L., Delamuta, B. H., Mikuska, M. I. S., & Blanco, M. B. (2021). O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Valore, 6, 1707–1719. https://doi.org/10.22408/reva6020219241707-1719