O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Sidney Lopes Sanchez Junior, Beatriz Haas Delamuta, Márcia Inês Schabarum Mikuska, Marília Bazan Blanco

Resumo


As dificuldades de aprendizagem da Matemática estão presentes no cotidiano escolar, sobretudo em estudantes com transtornos associados ao processo de aprendizagem, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nesse contexto, o presente artigo buscou compreender o que tem sido produzido acerca do ensino de Matemática para crianças e adolescentes com TDAH, a partir do levantamento de trabalhos (Revisão Sistemática de Literatura) no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Banco de Teses e Dissertações (BDTD) da CAPES. Foram encontrados apenas 2 artigos e 4 dissertações que abordam a temática desejada. Assim, destaca-se a necessidade de mais pesquisas que abordem a temática, especialmente ao propor estratégias de ensino que contribuam para melhorar a aprendizagem de Matemática em crianças e adolescentes com TDAH.

 

Palavras Chave: Ensino de Matemática. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Prática Pedagógica.


Texto completo:

PDF

Referências


ABDA. Associação Brasileira de Déficit de Atenção. Disponível em: , acesso em 11 de fevereiro de 2018.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.

American Psychiatric Association. DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARKLET, R. A. et al. Major life activity and health outcomes associated with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. Journal of Clinical Psychiatry, 63, 2002, p. 10-15.

BONADIO, Rosana A. A., MORI, Nerli N. R. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Diagnóstico e Prática Pedagógica. Ed. UEM. Maringá, 2003.

BRATS, Metilfenidato no tratamento de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde. Ano VIII, n. 23, 2014.

CID-10. Classificação dos Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas – Organização Mundial da Saúde, trad. Dorgival Caetano, Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GADELHA, Y. A. MENEZES, I. N. de. Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental. Universidade Ciências e Saúde. v. 2, n. 1, p.1-151, jan./jun. 2004.

HAZIN, I., VITAL, M. Avaliação do desempenho escolar em matemática em criança com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo piloto. Ciências & Cognição, v.13, n. 3, 2008, p. 19-36.

KITCHENHAM, B. A. Procedures for performing systematic reviews. Tech. report TR/SE-0401, Keele University. 2004.

MACEDO, L. M. S. Professores de Matemática nas Trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH. Universidade Estadual da Paraíba (Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Campina Grande, PB, 2013, 145 f.

MARTINS, R. S. Ensinando Matemática para alunos diagnosticados como portadores de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): uma proposta baseada no desenvolvimento da autorregulação. Universidade Federal de Ouro Preto (Dissertação de Mestrado Profissional – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). 2011, 2018 f.

ROCHA. R. de C. P. et al. Intervenções psicopedagógica em crianças com Déficit de Atenção com Hiperatividade. C&D Revista eletrônica da Fainor, v. 6, n. 2, p. 40-52, jul./dez., 2013.

RODRIGUES, C. I., SOUSA, M. C., CARMO, J. S. Transtorno de conduta/TDAH e aprendizagem da Matemática: um estudo de caso. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 14, n. 2, Jul./Dez., 2010, p. 193-201.

ROHDE, L.A. et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Rev. Bras. Psiquiatr, v. 22, p. 7-11, 2000.

ROHDE, L. A., HALPERN, R. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade: atualizado. Journal de Pediatria, v. 80, n. 2, 2004, p. 61-70.

ROTTA, N. T. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade: aspectos clínicos. In: ROTTA, N. T., OHLWEILER, L., RIESGO, R. dos S. Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2° ed. Artmed. Porto Alegre, 2016.

RUCKERT, S. L. S. Memória de trabalho em crianças e adolescentes com TDAH e Dificuldade ou Transtorno na Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação). Porto Alegre, 2012, 74 f.

SILVA, R. L. F. C. Efeitos de atraso e tarefa na resolução de problemas matemáticos em crianças com e sem TDAH. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica de Goiás. Departamento de Psicologia. Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Psicologia. 2009, 70 f.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219241707-1719

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008