AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO “SER PROFESSORES DE CIÊNCIAS” SOB O OLHAR DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A MATEMÁTICA

Suelen Gaspi, Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Marcelo Carlos de Proença

Resumo


O presente estudo teve como objetivo identificar as representações sociais sobre o Ser Professor de Ciências. Os sujeitos foram 13 estudantes de doutorado de um curso de pós-graduação na área de Ensino (Ciências e Matemática) de uma universidade do norte do estado do Paraná. Nesta investigação, utilizamos como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, cuja coleta de dados foi realizada por meio de questionários de evocação livre de palavras. Os resultados obtidos revelam que os estudantes apresentam representações sociais que corroboram com a pedagogia bancária e tradicional, cuja visão simplista ancora-se na crença de que o conhecimento da matéria, a pesquisa e o amor a profissão caracterizam o ser professor de Ciências.  

Palavras-chaves: Formação de Professores; Ensino e aprendizagem de Ciências; Representação Social.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219261736-1747

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008