AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO “SER PROFESSORES DE CIÊNCIAS” SOB O OLHAR DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219261736-1747Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar as representações sociais sobre o Ser Professor de Ciências. Os sujeitos foram 13 estudantes de doutorado de um curso de pós-graduação na área de Ensino (Ciências e Matemática) de uma universidade do norte do estado do Paraná. Nesta investigação, utilizamos como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, cuja coleta de dados foi realizada por meio de questionários de evocação livre de palavras. Os resultados obtidos revelam que os estudantes apresentam representações sociais que corroboram com a pedagogia bancária e tradicional, cuja visão simplista ancora-se na crença de que o conhecimento da matéria, a pesquisa e o amor a profissão caracterizam o ser professor de Ciências.
Palavras-chaves: Formação de Professores; Ensino e aprendizagem de Ciências; Representação Social.
Downloads
Referências
ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das Representações Sociais. In: MOREIRA, A. S.; OLIVEIRA, D. C. (org.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: Cultura e Qualidade, 2000. p. 18-43.
CAMPOS, J. R. “Era um sonho desde criança”: a representação social da docência para os professores do município de Queimadas - PB. 2008. 174 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.
CARVALHO, A. M. P. GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2003.
FERREIRA, V. C. P.; SANTOS JÚNIOR, A. F.; AZEVEDO, R. C.; VALVERDE, G. A Representação Social do Trabalho: Uma contribuição para o estudo da Motivação. Estação Científica, v. 1, p. 1-13, 2005. Disponível em: <http://victorparadela.com/Artigos/Artigo.RST.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2019.
GALVÃO, C. B., MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infanto juvenil pelo Meio Ambiente. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 33, n. 2, 2016, p. 124-141.
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Editora Lisboa, 1999.
GILLY, M. As representações sociais no campo da educação. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Tradução de Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 321-341.
JESUS, W. S. de; PAGAN, A. A.; SUSSUCHI, E. M. Ser professor: um breve panorama de pesquisas brasileiras. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 5., 2011, São Cristóvão. Anais ... São Cristóvão: EDUCON, 2011. p. 1-16.
JODELET, D. Representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 2001.
MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; LORENCINI JÚNIOR, A.; CORAZZA, M. J. Representações sociais de pós-graduandos sobre «ser professor de ciências». Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n. Extra, p. 2070-2074, 2013.
MARGUTTI, P. B. A. et al. Representações Sociais que permeiam a formação inicial de futuros professores sobre “Ser Professor de Ciências”. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 2177-2182, 2017.
MARQUES, R. R. L. MUSIS, C. R. de. Representações sociais do professor: comunicação, educação e psicologia social. Curitiba: Appris, 2016.
MIRANDA, C. L.; REZENDE, D. B.; LISBÔA, J. C. F. A licenciatura e a construção das representações sociais sobre ser professor de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 2, p. 01-11, 2016.
MOREIRA, A. M.; CHAMON, E. M. Q. O. Ser professor: representação social e construção identitária. Curitiba: Appris, 2015.
NEGRI, H. F. O. et al. Representação social e formação de professores de Ciências. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 16, n. 1, p. 29-33, 2015.
ORTIZ, A. J. Representações sociais de ‘Ser professor de Física’ de licenciandos em Física. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, p. 163. 2019.
ORTIZ, A. J.; MAGALHAES JUNIOR, C. A. O. Ser professor de Física: representações sociais na licenciatura. Ensino Pesquisa. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 21, 2019.
SÁ. C. P. Representações sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, J. M. (Org.). O conhecimento no cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 19-45.
SÁ, C. P. Núcleo Central das Representações Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes: 1996.
SÁ, C. P. A. Representação Social da Economia Brasileira antes e depois do Plano Real. In A. S. P. MOREIRA & D. C. OLIVEIRA (Orgs.). Estudos Interdisciplinares de Representação Social. 2 ed. Goiânia: AB, 2000, p.49-69.
VASCONCELOS, S. M.; RESQUE, M. S.; BARROS, M. N. R. De. Ser professor: representação social e identidade docente. In: Anais do XII Congresso Nacional de Educação, 10., 2015, Curitiba (PR). Artigos, p. 23139 – 23150. ISSN 2176-1396.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.