AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO “SER PROFESSORES DE CIÊNCIAS” SOB O OLHAR DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A MATEMÁTICA

Autores/as

  • Suelen Gaspi Universidade Estadual de Maringá – PR
  • Luiz Otavio Rodrigues Mendes Universidade Estadual de Maringá – PR
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá – PR
  • Marcelo Carlos de Proença Universidade Estadual de Maringá – PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219261736-1747

Resumen

O presente estudo teve como objetivo identificar as representações sociais sobre o Ser Professor de Ciências. Os sujeitos foram 13 estudantes de doutorado de um curso de pós-graduação na área de Ensino (Ciências e Matemática) de uma universidade do norte do estado do Paraná. Nesta investigação, utilizamos como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, cuja coleta de dados foi realizada por meio de questionários de evocação livre de palavras. Os resultados obtidos revelam que os estudantes apresentam representações sociais que corroboram com a pedagogia bancária e tradicional, cuja visão simplista ancora-se na crença de que o conhecimento da matéria, a pesquisa e o amor a profissão caracterizam o ser professor de Ciências.  

Palavras-chaves: Formação de Professores; Ensino e aprendizagem de Ciências; Representação Social.

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Publicado

2021-07-14

Cómo citar

Gaspi, S., Mendes, L. O. R., Magalhães Júnior, C. A. de O., & Proença, M. C. de. (2021). AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO “SER PROFESSORES DE CIÊNCIAS” SOB O OLHAR DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A MATEMÁTICA. Revista Valore, 6, 1736–1747. https://doi.org/10.22408/reva6020219261736-1747