“PARA VOCÊ O QUE É SER PROFESSOR DE QUÍMICA?”: COM A PALAVRA, OS LICENCIANDOS

Autores

  • Vivian dos Santos Calixto Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados-MS
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219311789-1802

Resumo

A indissociabilidade entre teoria e prática, a articulação entre Universidade e Escola e o isomorfismo entre a formação ofertada e a exigida podem ser considerados como princípios estruturantes dos cursos de formação de professores. Ante este cenário, o desenvolvimento de investigações, com foco na análise crítica dos contextos formativos e das organizações curriculares, se delineia como um exercício válido e frutífero. Nesse ínterim, tencionamos compreender os entendimentos de licenciandos de um curso de Química acerca do que é ser professor. O material empírico se constituiu por meio de escritas produzidas por onze licenciandos e foi analisado via Análise Textual Discursiva. Da análise emergiram algumas pistas sobre o que é ser professor, sendo estas: ter conhecimento, didática e tempo.

Palavras Chave: Formação de Professores. Saberes Docentes. ATD.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Calixto, V. dos S., & Kiouranis, N. M. M. (2021). “PARA VOCÊ O QUE É SER PROFESSOR DE QUÍMICA?”: COM A PALAVRA, OS LICENCIANDOS. Revista Valore, 6, 1789–1802. https://doi.org/10.22408/reva6020219311789-1802