INEQUAÇÃO DE 1º GRAU E SEUS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: DIFICULDADES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Wilian Barbosa Travassos, Marcelo Carlos de Proença

Resumo


Este artigo teve como objetivo investigar as dificuldades de licenciandos dos quatro anos de um curso de Matemática na resolução de atividades envolvendo o conteúdo de inequação em diferentes registros de representação semiótica. Participaram do nosso estudo 16 acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática. Para coleta dos dados, utilizamos um instrumento composto por seis atividades que exigiam dos participantes o tratamento e conversão de registros de representação semiótica. Os resultados obtidos mostraram dificuldadesdos acadêmicos tanto no processo de tratamento, envolvendo operações matemáticas e propriedades do conceito de inequação, assim como no processo de conversão, em especial na representação de inequações na reta numérica.

Palavras Chave: Dificuldades. Inequações. Registros de Representação Semiótica

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 3ª ed. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: . Acesso em: 19 jan. 2018.

CAMPOS, Tânia M. M.; GIUSTI, V. H. Resolução de Desigualdades com uma Incógnita:uma análise de erro. Unión (San Cristobal de La Laguna), v. 14, p. 37-48, 2008.

DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In:Aprendizagem em Matemática. Machado, S. D. A. (org.). pp. 11-33. Campinas, SP: Papirus, 2003.

DUVAL, R. Semiósis e Pensamento Humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais (Fascículo I). Tradução: Lênio Fernandes Levy e Marisa

Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

MAGALHÃES, A. F. Estudos das inequações: contribuições para a formação do professor de matemática na licenciatura. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.

SILVEIRA, D. T.; CORDOVA, F. P. Unidade 2 - A pesquisa científica. In: Tatiana EngelGerhardt; Denise Tolfo Silveira. (Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, v.1, p. 31-42.

SOUZA, Vera Helena Giusti. O uso de vários registros na resolução de inequações: uma abordagem funcional gráfica. 2008. 292 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008

TRAVASSOS, W. B.; REZENDE, V. O Software Aplusix e a Resolução de Inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de Matemática. Educação Matemática em Revista, v. 22, p. 85-98, 2017.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219321802-1820

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008