ABORDAGENS CTS E O HIV-AIDS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: DIFERENTES OLHARES PARA O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

Autores

  • Guilherme Schwan Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro-Largo-RS – Brasil
  • Rosemar Ayres dos Santos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Cerro-Largo-RS – Brasil
  • Eloisa Antunes Maciel Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021941809-821

Resumo

O livro Didático (LD) é utilizado nas escolas desde, aproximadamente, 1929, nesse sentido, analisamos as implicações acerca da Ciência-Tecnologia (CT) imbricadas no LD de Ciências e, em específico, ao tema Aids, na busca de uma maior problematização e posicionamento crítico-reflexivo no Ensino de Ciências. Essa é uma pesquisa qualitativa, tendo como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, com corpus composto por LDs de Ciências. Tivemos como resultado 3 categorias: Histórico da doença; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; despertar crítico-problematizador que o LD tem a oferecer diante das aplicabilidades da CT. Assim, defendemos o uso do LD, mas, alertamos que ele não pode ser o (único) determinante da aula, compreendemos ele como um auxiliar do professor no processo.

Palavras Chave: Currículo. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Recurso didático. 

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Schwan, G., Santos, R. A. dos, & Maciel, E. A. (2021). ABORDAGENS CTS E O HIV-AIDS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: DIFERENTES OLHARES PARA O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR. Revista Valore, 6, 809–821. https://doi.org/10.22408/reva602021941809-821