ABORDAGENS CTS E O HIV-AIDS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: DIFERENTES OLHARES PARA O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021941809-821Abstract
O livro Didático (LD) é utilizado nas escolas desde, aproximadamente, 1929, nesse sentido, analisamos as implicações acerca da Ciência-Tecnologia (CT) imbricadas no LD de Ciências e, em específico, ao tema Aids, na busca de uma maior problematização e posicionamento crítico-reflexivo no Ensino de Ciências. Essa é uma pesquisa qualitativa, tendo como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, com corpus composto por LDs de Ciências. Tivemos como resultado 3 categorias: Histórico da doença; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; despertar crítico-problematizador que o LD tem a oferecer diante das aplicabilidades da CT. Assim, defendemos o uso do LD, mas, alertamos que ele não pode ser o (único) determinante da aula, compreendemos ele como um auxiliar do professor no processo.
Palavras Chave: Currículo. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Recurso didático.
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