ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUNDO VIVIDO ATRAVÉS DOS DESENHOS

Autores

  • Huanderson Barroso Lobo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia, Universidade Federal do Pará, Belém – PA – Brasil.
  • José Vicente de Souza Aguiar Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino De Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus – AM – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021944848-860

Resumo

Este artigo corresponde a uma parte da pesquisa desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, a partir da temática “O zoológico do CIGS e o ensino de ciências na Amazônia”.  O objetivo deste estudo foi analisar as possibilidades de utilizar os desenhos como avaliação diagnóstica no ensino de ciências, numa relação de articulação entre a reflexão epistemológica de base Merleau-Pontyana de um mundo vivido a partir das experiências em diálogos Bachelardiano, com a noção de obstáculo epistemológico. Os resultados apontam que, por meio de atividades com desenhos, podem ser encontrados as formas de como as crianças expressam a relação com o meio e com o outro, trazendo à realidade um ato de sua percepção. 

Palavras-chave: Desenhos. Obstáculos Epistemológicos. Ensino de Ciências.


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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Lobo, H. B., & Aguiar, J. V. de S. (2021). ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUNDO VIVIDO ATRAVÉS DOS DESENHOS. Revista Valore, 6, 848–860. https://doi.org/10.22408/reva602021944848-860