ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUNDO VIVIDO ATRAVÉS DOS DESENHOS
DOI :
https://doi.org/10.22408/reva602021944848-860Résumé
Este artigo corresponde a uma parte da pesquisa desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, a partir da temática “O zoológico do CIGS e o ensino de ciências na Amazônia”. O objetivo deste estudo foi analisar as possibilidades de utilizar os desenhos como avaliação diagnóstica no ensino de ciências, numa relação de articulação entre a reflexão epistemológica de base Merleau-Pontyana de um mundo vivido a partir das experiências em diálogos Bachelardiano, com a noção de obstáculo epistemológico. Os resultados apontam que, por meio de atividades com desenhos, podem ser encontrados as formas de como as crianças expressam a relação com o meio e com o outro, trazendo à realidade um ato de sua percepção.
Palavras-chave: Desenhos. Obstáculos Epistemológicos. Ensino de Ciências.
Téléchargements
Références
ASTOLFI, J. P. et al. As palavras-chave da didática das ciências. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FRANCASTEL, P. Imagem, Visão e Imaginação. Lisboa: Edições 70, 1987.
GIORDAN, A.; VECCHI, G. de. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
LOBO, H. B. O Zoológico do CIGS e o Ensino de Ciências na Amazônia. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciência na Amazônia) – Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2017.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Trad.: Carlos Alberto R. de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______. Merleau-Ponty na Sorbonne: resumo de cursos: 1949-1952: Filosofia e Linguagem. Trad.: Constança Marcondes César. Campinas, SP: Papirus, 1990a.
______. Merleau-Ponty na Sorbonne: resumo de curso: 1949-1952: Psicossociologia e Filosofia. Trad.: Constança Marcondes César. Campinas, SP: Papirus, 1990b.
______. A dúvida de Cézanne. In: ______ Textos selecionados. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
MOREIRA, Ana Angélica Albano. O espaço do desenho: A educação do educador. São Paulo: Edições Loyola, 1984.
MOTTA, Flávio. Desenho e emancipação. In: ______ Sobre o Desenho. São Paulo: FAUUSP, 1975.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.