A FORMAÇÃO DE PROFESSORES VISANDO UM ENSINO DE CIÊNCIAS CENTRADO NO ALUNO

Autores

  • Jade Cristina Corrêa Peixoto Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus-AM – Brasil
  • José Vicente de Souza Aguiar Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus-AM – Brasil
  • Maria Clara Silva Forsberg Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus-AM – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021945861-872

Resumo

O artigo visa apresentar a relevância de uma formação inicial e continuada preocupada com a educação centrada no aluno, aproximando o conhecimento científico do mundo vivido de cada sujeito. Trata-se de um estudo qualitativo, de abordagem fenomenológica que valoriza o Ser-no-mundo em sua totalidade, reconhecendo o fazer dos alunos expressões de suas existências. Como fonte de pesquisa investigou-se 10 artigos disponíveis em revistas no período de 2009 a 2018, uma obra de Maria Bicudo e duas de Merleau-Ponty. Portanto, destaca-se a formação de professores como meio possibilitador das aprendizagens, necessitando que o professor se reconheça como mediador de conhecimentos, preocupado com a formação integral do Ser-no-mundo, articulando os conhecimentos científicos ao mundo vivido dos alunos.

Palavras Chave: Formação inicial e continuada. Fenomenologia. Educação. Ser-no-mundo.


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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Peixoto, J. C. C., Aguiar, J. V. de S., & Forsberg, M. C. S. (2021). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES VISANDO UM ENSINO DE CIÊNCIAS CENTRADO NO ALUNO. Revista Valore, 6, 861–872. https://doi.org/10.22408/reva602021945861-872