A FORMAÇÃO DE PROFESSORES VISANDO UM ENSINO DE CIÊNCIAS CENTRADO NO ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021945861-872Abstract
O artigo visa apresentar a relevância de uma formação inicial e continuada preocupada com a educação centrada no aluno, aproximando o conhecimento científico do mundo vivido de cada sujeito. Trata-se de um estudo qualitativo, de abordagem fenomenológica que valoriza o Ser-no-mundo em sua totalidade, reconhecendo o fazer dos alunos expressões de suas existências. Como fonte de pesquisa investigou-se 10 artigos disponíveis em revistas no período de 2009 a 2018, uma obra de Maria Bicudo e duas de Merleau-Ponty. Portanto, destaca-se a formação de professores como meio possibilitador das aprendizagens, necessitando que o professor se reconheça como mediador de conhecimentos, preocupado com a formação integral do Ser-no-mundo, articulando os conhecimentos científicos ao mundo vivido dos alunos.
Palavras Chave: Formação inicial e continuada. Fenomenologia. Educação. Ser-no-mundo.
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