A FORMAÇÃO DE PROFESSORES VISANDO UM ENSINO DE CIÊNCIAS CENTRADO NO ALUNO

Jade Cristina Corrêa Peixoto, José Vicente de Souza Aguiar, Maria Clara Silva Forsberg

Resumo


O artigo visa apresentar a relevância de uma formação inicial e continuada preocupada com a educação centrada no aluno, aproximando o conhecimento científico do mundo vivido de cada sujeito. Trata-se de um estudo qualitativo, de abordagem fenomenológica que valoriza o Ser-no-mundo em sua totalidade, reconhecendo o fazer dos alunos expressões de suas existências. Como fonte de pesquisa investigou-se 10 artigos disponíveis em revistas no período de 2009 a 2018, uma obra de Maria Bicudo e duas de Merleau-Ponty. Portanto, destaca-se a formação de professores como meio possibilitador das aprendizagens, necessitando que o professor se reconheça como mediador de conhecimentos, preocupado com a formação integral do Ser-no-mundo, articulando os conhecimentos científicos ao mundo vivido dos alunos.

Palavras Chave: Formação inicial e continuada. Fenomenologia. Educação. Ser-no-mundo.



Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, Marli. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 41-56, ago./dez. 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/4/3. Acesso em 19 de abr. de 2019.

BEHRSIN, Maria. Vozes Docentes: Análise De Reflexões De Professores De Ciências Sobre Sua Vivência Profissional. Rev. Ensaio. Belo Horizonte, v.13, n.01, p.73-86, jan-abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v13n1/1983-2117-epec-13-01-00073.pdf. Acesso em 10 de jun. de 2019

FARIA, R.; JACOBUCCI, D.; OLIVEIRA, R. Possibilidades De Ensino De Botânica Em Um Espaço Não-Formal De Educação Na Percepção De Professoras De Ciências. Rev. Ensaio. Belo Horizonte - v.13 - n.01 - p.87-104 - jan-abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v13n1/1983-2117-epec-13-01-00087.pdf. Acesso em 06 de jun. de 2019.

FERREIRA, N. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade. n. 79, 257-272, Agosto, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em 06 de jun. de 2019.

MARTINS, J.; BICUDO, M. Estudos sobre Existencialismo, Fenomenologia e Educação. São Paulo: Moraes, 1983.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes. 1999.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosacnaify, 2004.

MIARKA, R.; BICUDO, M. Forma/Ação Do Professor de Matemática e suas Concepções de Mundo e de Conhecimento. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 557-565, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300004. Acesso em 14 de jun. de 2019.

MONTEIRO, M.; MONTEIRO, I.; AZEVEDO, T. Visões de Autonomia do Professor e sua Influência na Prática Pedagógica. Rev. Ensaio. Belo Horizonte, v.12, n.03, p.117-130, set-dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v12n3/1983-2117-epec-12-03-00117.pdf. Acesso em 12 de jun. de 2019.

NAKAYAMA, B.; TINTI, D. O estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores no quadro da expansão da educação superior no Brasil. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 47, p. 253-272, set./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=8057&path%5B%5D=5234. Acesso em 08 de jun. de 2019.

OVIGLI, Daniel. Prática De Ensino De Ciências: O Museu Como Espaço Formativo. Rev. Ensaio. Belo Horizonte, v.13, n.03, p.133-149, set-dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v13n3/1983-2117-epec-13-03-00133.pdf. Acesso em 28 de abr. de 2019.

ROSA-SILVA, P.; JÚNIOR, Á.; LABURÚ, C. Análise das Reflexões da Professora de Ciências sobre a sua relação com os alunos e implicações para a Prática Educativa. Rev. Ensaio. Belo Horizonte, v.12, n.01, p.63-82, jan-abr, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v12n1/1983-2117-epec-12-01-00063.pdf. Acesso em 10 de junho de 2019.

ROJAS, Jucimara. Linguagem, cognição e cultura: uma leitura em fenomenologia da prática educativa. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 28, p. 131-147, maio/ago. 2012. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=2474&path%5B%5D=2312. Acesso em 06 de jun. de 2019.

SANTOS, M.; BICUDO, M. Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 53, p. 1329-1347, dez. 2015. Disponível em: http://mariabicudo.com.br/resources/ARTIGOS/Uma%20Experi%C3%AAncia%20de%20Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada%20com%20Professores%20de%20Arte%20e%20Matem%C3%A1tica%20no%20Ensino%20de%20Geometria.pdf. Acesso em 14 de jun. de 2019.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021945861-872

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008