MONTAGEM E APLICAÇÃO DE UM EXPERIMENTO SOBRE INSTRUMENTOS ÓPTICOS USANDO SMARTPHONES

Jean Louis Landim Vilela, José Antônio Pinto, Cristiana Schmidt de Magalhães

Resumo


O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo principal a implementação de uma atividade experimental para o ensino de óptica utilizando tecnologias como smartphone. Participaram desta atividade 60 alunos do Ensino Médio. Inicialmente aplicamos um questionário sobre ensino de Física, aulas práticas, interesse pela realização de experimentos e o uso do laboratório. Este trabalho foi desenvolvido a partir das considerações apontadas pelos alunos. Foram construídos kits com material de baixo custo e de fácil acesso. A análise das atividades de avaliação aplicadas possibilitou verificar resultados satisfatórios e concluir que ocorreu uma evolução considerável nas concepções dos alunos.

Palavras-chave: Ensino de Física, Experimentação, Uso do smartphone.


Texto completo:

PDF

Referências


AUTH, M. A. Formação de professores de ciências naturais na perspectiva temática e unificadora. 2002. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

BARRETO FILHO, B.; XAVIER DA SILVA, C. Física aula por aula: mecânica dos fluidos, termologia, óptica. São Paulo: Editora FTD. 2.013, 189 – 281 p. v.2.

BONATTO, A; BARROS, C.R; GEMELI, R.A; LOPES, T.B. Interdisciplinaridade no Ambiente Escolar. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. 2012.

BORGES, A. T. - NOVOS RUMOS PARA O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS. Cadernos Brasileiros de Ensino de Física, v. 19, n.3: p.291-313, dez. 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. 1991. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo, São Paulo.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança [recurso eletrônico]: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GUIMARÃES, O.; PIQUEIRA, J. R.; CARRON, W. Física. São Paulo: Editora Ática. 2.014, 210 – 267 p. v.3.

KARLING, A.A. A didática necessária. São Paulo: Ibrasa, 1991.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002, 107 p.

LEVY. P. Cibercultura; Tradução Carlos Irineu da Costa, São Paulo: Editora 34, 1999, 264p.

Manual do mundo. Projetor caseiro com celular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eVhLQBPZqUI. Acesso em: 03 abr. 2.018.

MÁXIMO, A.; ALVARENGA, B. Curso de Física, 42 ed. São Paulo: Editora Scipione,1.997. 703 – 790p. v.2.

MEES, A. A. Implicações das teorias de aprendizagem para o ensino de Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Rio Grande do Sul, 2002. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/cref/amees/teorias.htm. Acesso em: 03 abr. 2018.

SILVA, L. H. A.; ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P. e

ARAGÃO, R. M. R. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.

SOUZA, G. M.P. A informática como recurso didático para a aprendizagem de física no ensino médio. Gilberto Morel de Paula e Souza. – Natal, RN, 2007. 84f.

Agradecimentos

SBF e CNPq (apoio financeiro).




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021947888-902

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008