EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: OFICINAS COMO UMA FERRAMENTA EFETIVA

Jeferson Rosa Soares, Renan de Almeida Barbosa, Sandra Mara Mezalira, Jose Vicente Lima Robaina

Resumo


A Educação Ambiental (EA) como processo e um instrumento para o alcance da transformação social para enfrentarmos as crises na atualidade. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as concepções sobre EA e como se dá essa pratica a partir de um grupo de professores do município de São Gabriel/RS. Por meio de oficinas, 26 professores participaram do processo. Para obtenção dos dados se utilizou da aplicação deum questionário e uma prática por meio da Oficina de Futuro, os quais foram analisados de forma qualitativa. Durante as análises, percebemos que os participantes da pesquisa possuem uma visão de EA centrada na Macrotendência Conservacionista. Destacamos que a EA deve ser trabalhada de forma transversal e contextualizada na formação integral e permanente dos professores. 

Palavras Chave: Educação Ambiental. Formação Continuada. Oficinas.



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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021948903-915

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008