EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: OFICINAS COMO UMA FERRAMENTA EFETIVA

Autores/as

  • Jeferson Rosa Soares Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS - Brasil
  • Renan de Almeida Barbosa Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS - Brasil
  • Sandra Mara Mezalira Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS - Brasil
  • Jose Vicente Lima Robaina Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021948903-915

Resumen

A Educação Ambiental (EA) como processo e um instrumento para o alcance da transformação social para enfrentarmos as crises na atualidade. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as concepções sobre EA e como se dá essa pratica a partir de um grupo de professores do município de São Gabriel/RS. Por meio de oficinas, 26 professores participaram do processo. Para obtenção dos dados se utilizou da aplicação deum questionário e uma prática por meio da Oficina de Futuro, os quais foram analisados de forma qualitativa. Durante as análises, percebemos que os participantes da pesquisa possuem uma visão de EA centrada na Macrotendência Conservacionista. Destacamos que a EA deve ser trabalhada de forma transversal e contextualizada na formação integral e permanente dos professores. 

Palavras Chave: Educação Ambiental. Formação Continuada. Oficinas.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental, de 27 de abril de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/9795.htm. Acesso em: 16 fev. 2020.

BRASIL. Resolução Nº 2, de 15 junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em: http://planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm. Acesso em: 16 fev. 2020.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BARBOSA, R, A.; BOZZATO, C. V.; SILVA, D. P.; FENNER, R. S.; ROBAINA, J. V. L. Ensino de Ciências por Investigação (EnCI): desafios, limitações e uma proposta de SEI sobre a temática coloides. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, XII, 2019, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019, p. 1-7.

CARVALHO, I. M. C. Territorialidades em luta: uma análise dos discursos ecológicos. Rio de Janeiro: Dissertação de Mestrado, IESAE/FGV, 1989.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. (2014). As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental Brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo v. XVII, (1), 23-40. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v17n1/v17n1a03.pdf. Acesso em 28 out. 2019.

LIB NEO O. J. C. Pedagogia, Ciência da educação? Selma G. Pimenta (Org.). São Paulo; Cortez, 1996.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. Identidades da educação ambiental brasileira, Brasília, p. 72-73, 2004.

LOUREIRO, C. F. B. Karl Marx: História, Critica e Transformação Social na unidade dialética da natureza. In: CARVALHO, I.M. C; GRUN, M.; Trajber, r. Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO: 2009.

LOTTER, C.; HARWOOD, W. S.; BONNER, J. J. The influence of core teaching conceptions on teachers’ se of inquiry teaching practices. Journal of Research in Science Teaching. [s. 1.], v. 44, n. 9, p. 1318-1347, 2007. Disponivel em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/tea.20191. Acesso em: 08 fev. 2020.

LUDKE, M.; ANDRE, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas: São Paulo: EPU, 1986.

MAESTRELLI, S. R. P.; FERRARI, N.; TORRES, J. R. Educação Ambiental crítico-transformadora no contexto escolar: teoria e prática freireana. In: LOUREIRO, C; TORRES, J. (Orgs.). Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire. 1 ed. – São Paulo: Cortez,2014, p.13-80.

MALDANER, O. A. Formação de professores para um contexto de referência conhecido. In: NERY, Belmayr Knopki; MALDANER, Otavio Aloisio (orgs.). Formação de Professores: compreensões em novos programas e ações. Ijuí: ED. Unijuí, 2014, 248p. (Coleção Educação em Química).

PINTO, V. P. S. Ecodesenvolvimento, Desenvolvimento Sustentável e Diferentes propostas de Sustentabilidade para a Amazônia Brasileira. In: ZACARIAS, Rachel. PINTO, Vicente Paulo (org.). Educação Ambiental em perspectiva. Juiz de Fora: FEME, 2002, p.21-37.

SANTOS, A. L. M. O emergir de um novo território camponês: conquistas e transformações nos domínios do latifúndio – o caso de São Gabriel/RS. 2012, 200f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de SANTA Maria – Santa Maria, 2012.

SOARES, J. R.; SALOMAO DE FREITAS, D. P.; PESSANO, E. F, C.; FAORO, D. O meio ambiente e impacto ambiental na concepção de educandos do ensino fundamental de Uruguaiana-RS. Revista Educação Ambiental em Ação. Disponivel em: http://revistaea.org/pf.php?idartigo=2125. Acesso em: 08 fev. 2020.

TORRES, J. R. Educação ambiental crítico-transformadora e abordagem temática freireana [Tese de Doutorado]. Orientadora: Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli. Programa de Pós-graduação em Educação Cientifica e Tecnológica, UFSC – Florianópolis, SC, 2010.

Publicado

2021-07-14

Cómo citar

Soares, J. R., Barbosa, R. de A., Mezalira, S. M., & Robaina, J. V. L. (2021). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: OFICINAS COMO UMA FERRAMENTA EFETIVA. Revista Valore, 6, 903–915. https://doi.org/10.22408/reva602021948903-915