FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PENSANDO SOBRE O MEIO AMBIENTE

Jéssica Engel do Nascimento, Marcia Borin da Cunha

Resumo


O presente estudo se preocupou em investigar as compreensões de meio ambiente de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, participantes de uma formação continuada baseada no ensino por investigação. Os dados reunidos são provenientes de atividade com revistas e de explicações dos participantes sobre suas escolhas. Verificamos que os professores compreendem o meio ambiente como biosfera, como natureza, como recurso, como projeto de desenvolvimento sustentável e como problema a ser resolvido. Consideramos que as compreensões dos professores devem ser ampliadas, devendo ser fornecido a eles momentos de formações que permitam que eles atuem como promotores de discussões e de ações socioambientais, em busca da mudança de hábitos e de valores adequados ambientalmente.

Palavras Chave: Percepção Ambiental. Ensino e aprendizagem. Formação de professores.



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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021950927-940

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008