O PROCEDIMENTO DE AUTOSCOPIA NA FORMAÇÃO INICIAL REFLEXIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Jéssica Pissolato, Álvaro Lorencini Júnior

Resumo


O presente artigo tem como objetivo investigar a eficácia do procedimento metodológico desenvolvido através da adaptação da autoscopia trifásica, visando sua utilização na sala de aula no momento de formação inicial. Para realizar tal objetivo, modificamos a fase pré-ativa do procedimento, ao substituir a interação investigador-professor pelo plano de aula e da fase pós-ativa ao substituir a interação investigador-professor por um questionário com quatro questões. Apenas a quarta questão foi analisada nessa pesquisa, que demonstrou grande potencial de abranger os momentos reflexivos “alerta” e “planejando a ação” desenvolvidos por Shön, porém para contemplar todos os momentos, outras questões devem ser utilizadas de forma conjunta. Defendemos que o procedimento de autoscopia é efetivo em formar futuros professores reflexivos, e que a adaptação proposta se mostra significativa na melhoria da prática docente.

Palavras Chave: Formação Inicial. Professor reflexivo. Autoscopia trifásica.



Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

CLARKE, Anthony. Student-teacher reflection: developing and defining a practice that is uniquely ones own. International Journal Science Education, v. 16, n. 5, p. 497-509 1994.

LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. As Demandas Formativas do Professor de Ciências. In: Marlene Rosa Cainelli; Ileizi Fiorelli Silva. (Org.). O Estágio na Licenciatura: a formação de professores e a experiência interdisciplinar na Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2009. p. 21-42.

ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira. Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de ciências: um caso de formação continuada. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008. f 188.

SCHÖN, Donald Alan. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 79-91.

________. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAINT-ONGE, Michael. O Ensino na escola: o que é, como se faz. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2001.

VACHESKI, Géssica Mayara Otto. Atividades sob a perspectiva CTS na formação inicial de professores de Química: Implicações para o desenvolvimento profissional docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. f. 27-32.

VACHESKI, Géssica Mayara Otto; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. A Abordagem CTS e a Autoscopia Trifásica: as reflexões de uma futura professora de química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 1-20, 2018.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021951941-954

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008