O PROCEDIMENTO DE AUTOSCOPIA NA FORMAÇÃO INICIAL REFLEXIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Authors

  • Jéssica Pissolato Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR – Brasil
  • Álvaro Lorencini Júnior Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021951941-954

Abstract

O presente artigo tem como objetivo investigar a eficácia do procedimento metodológico desenvolvido através da adaptação da autoscopia trifásica, visando sua utilização na sala de aula no momento de formação inicial. Para realizar tal objetivo, modificamos a fase pré-ativa do procedimento, ao substituir a interação investigador-professor pelo plano de aula e da fase pós-ativa ao substituir a interação investigador-professor por um questionário com quatro questões. Apenas a quarta questão foi analisada nessa pesquisa, que demonstrou grande potencial de abranger os momentos reflexivos “alerta” e “planejando a ação” desenvolvidos por Shön, porém para contemplar todos os momentos, outras questões devem ser utilizadas de forma conjunta. Defendemos que o procedimento de autoscopia é efetivo em formar futuros professores reflexivos, e que a adaptação proposta se mostra significativa na melhoria da prática docente.

Palavras Chave: Formação Inicial. Professor reflexivo. Autoscopia trifásica.


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Published

2021-07-14

How to Cite

Pissolato, J., & Lorencini Júnior, Álvaro. (2021). O PROCEDIMENTO DE AUTOSCOPIA NA FORMAÇÃO INICIAL REFLEXIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Valore, 6, 941–954. https://doi.org/10.22408/reva602021951941-954