ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NA BNCC DE MATEMÁTICA, INDÍCIOS PARA ABORDAGEM METODOLÓGICA E AFASTAMENTOS DOS PCN

João Carlos Pereira de Moraes, Ana Lúcia Pereira

Resumo


A BNCC emerge como nova proposta curricular frente aos PCN, possuindo pontos positivos e negativos. Neste último grupo, apontamos a ausência de abordagens metodológicas para o trabalho com matemática. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar possíveis aspectos didático-metodológicos que podem ser associados à BNCC de Matemática do Ensino Fundamental. Para tanto, analisou-se as competências específicas de Matemática da BNCC, relacionando-as com modos de fazer Educação Matemática nessa etapa de ensino. Como resultado, elencamos as categorias: (1) Culturas; (2) Tecnologia; (3) Interdisciplinaridade; (4) Processos de organização e registros; (5) Conteúdos atitudinais. Assim, concluímos que as metodologias propostas nos PCN podem ser úteis na BNCC, mas novas abordagens necessitam emergir. 

Palavras Chave: Abordagem didático-metodológica. BNCC. Currículo.



Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, J.C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como?. In: Veritati. n. 4, 73-80, 2004.

BARRETTO, E.S. S.; MITRULIS, E. Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 108, p. 27-48, nov. 1999.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. V. Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York, United States: Springer, 2005.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – Anos Finais do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998a.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998b.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2018.

COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma. Porto Alegre: Artmed, 2000.

D'AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

______. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2001. 107p.

FERREIRA, M. C. N. Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise dos documentos Curriculares Nacionais. REnCIMa, v.8, n.5, p.16-34, 2017.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na educação matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Artmed editora, 2015.

PIMENTEL, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cad Pesq. 2001; 114:179-95.

PÓLYA, G. O Ensino por meio de problemas. Revista do Professor de Matemática, no. 7, 1985, pp. 11-16.

ROSA, M.; OREY, D. O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educação e Pesquisa, 38(4), 865-879, 2012.

SOUTO, D. L. P.; BORBA, M. C. Seres Humanos-com-Internet ou Internet-com-Seres Humanos: uma troca de papéis? Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v. 19, n. 2, p. 217–242, jul. 2016.

VENTURA, P. C. S. Por uma pedagogia de projetos: uma síntese introdutória. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 36-41, jan./jun. 2002.

ZABALA, A. A prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021952955-967

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008