ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NA BNCC DE MATEMÁTICA, INDÍCIOS PARA ABORDAGEM METODOLÓGICA E AFASTAMENTOS DOS PCN
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021952955-967Abstract
A BNCC emerge como nova proposta curricular frente aos PCN, possuindo pontos positivos e negativos. Neste último grupo, apontamos a ausência de abordagens metodológicas para o trabalho com matemática. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar possíveis aspectos didático-metodológicos que podem ser associados à BNCC de Matemática do Ensino Fundamental. Para tanto, analisou-se as competências específicas de Matemática da BNCC, relacionando-as com modos de fazer Educação Matemática nessa etapa de ensino. Como resultado, elencamos as categorias: (1) Culturas; (2) Tecnologia; (3) Interdisciplinaridade; (4) Processos de organização e registros; (5) Conteúdos atitudinais. Assim, concluímos que as metodologias propostas nos PCN podem ser úteis na BNCC, mas novas abordagens necessitam emergir.
Palavras Chave: Abordagem didático-metodológica. BNCC. Currículo.
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