ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES SOBRE “CADEIA ALIMENTAR” E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM INTERFACE COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Juliana da Silva Cabreira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS – Brasil
  • Airton José Vinholi Júnior Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219561003-1015

Resumo

Neste trabalho, buscou-se apresentar os resultados de uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos prévios de estudantes do 6º ano relativos ao conteúdo “Cadeia Alimentar”. Para Ausubel, o percursor da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), aquilo que o indivíduo já sabe é o fator isolado que mais influencia a aprendizagem, sobretudo, a significativa. Os dados revelaram a presença de conhecimentos relevantes para o conteúdo de ensino, contudo, também evidenciaram equívocos conceituais, especialmente sobre fluxo de energia, níveis tróficos e o próprio conceito de cadeia alimentar. Acredita-se que os resultados apontados, em interface com o referencial adotado tem o potencial de contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas no Ensino de Ciências.

Palavras Chave: Cadeia Alimentar. Conhecimentos Prévios. Aprendizagem Significativa. 

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Cabreira, J. da S., & Vinholi Júnior, A. J. (2021). ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES SOBRE “CADEIA ALIMENTAR” E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM INTERFACE COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Valore, 6, 1003–1015. https://doi.org/10.22408/reva6020219561003-1015