ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES SOBRE “CADEIA ALIMENTAR” E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM INTERFACE COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Juliana da Silva Cabreira, Airton José Vinholi Júnior

Resumo


Neste trabalho, buscou-se apresentar os resultados de uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos prévios de estudantes do 6º ano relativos ao conteúdo “Cadeia Alimentar”. Para Ausubel, o percursor da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), aquilo que o indivíduo já sabe é o fator isolado que mais influencia a aprendizagem, sobretudo, a significativa. Os dados revelaram a presença de conhecimentos relevantes para o conteúdo de ensino, contudo, também evidenciaram equívocos conceituais, especialmente sobre fluxo de energia, níveis tróficos e o próprio conceito de cadeia alimentar. Acredita-se que os resultados apontados, em interface com o referencial adotado tem o potencial de contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas no Ensino de Ciências.

Palavras Chave: Cadeia Alimentar. Conhecimentos Prévios. Aprendizagem Significativa. 

Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Tradução: Ligia Teopisto, 1. Ed. Rio de Janeiro: Interamerica, 2003.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Tradução de Eva Nick et al., 2. Ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BARROS, G.; ARRAIS, L. L.; COSTA, S.; OLIVEIRA, L.; RAZUCK, R. Experimento-investigativo no Ensino de Ciências: Facilitando o aprendizado sobre os decompositores por meio da visualização da formação de fungos. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), Águas de Lindóia-SP, 2015.

CORNACINI, R.M; SILVA, R.G.; DORNFELD, C. B.; CAMARGOS, L.S. Percepção de alunos do ensino fundamental sobre a temática botânica por meio de atividade experimental. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, 2017.

FERES, G. G. A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: um leitura a partir da teoria de Bourdieu. Tese (Doutorado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de Bauru, P. 337, 2010.

GOBARA, S. T.; CALUZI, J. J. O pensamento ausubeliano e ensino de ciências. In: O pensamento de David Ausubel e o ensino de ciências. Campo Grande, MS: Ed.: Oeste, 2016.

LEMOS, E. S. A aprendizagem significativa: estratégias facilitadoras e avaliação. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 1, p.25-35, 2011.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

MOREIRA, M. A; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de aprendizagem de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.

MOREIRA, M. A. Organizadores prévios e a aprendizagem significativa. Revista Chilena de Educación Científica, v.7, n. 2, 2008, pp. 23-30. Revisado, p. 1-11, 2012.

NARDI, R. Memórias do Ensino de Ciências no Brasil: a constituição da área segundo pesquisadores brasileiros, origens e avanços da pós-graduação. Revista do IMEA-UNILA, v. 2, p. 13-46, 2014.

PAZ, A. M.; ABEGG, I.; ALVES FILHO, J. P.; OLIVEIRA, V. L. B. Modelos e modelizações no ensino: Um estudo da cadeia alimentar. Revista Ensaio, v. 8, 2006.

SOUZA, S. C. S.; JOAQUIM, W. M. Proposta de um manual com atividade prático/teórica sobre decompositores para professores do ciclo II do ensino fundamental. In: XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba, 2009.

VINHOLI JUNIOR, A. J. Contribuições da Teoria da Aprendizagem Significativa para a aprendizagem de conceitos de botânica. Acta Scientiarum. Education, v. 33, n. 2, 2011.

VINHOLI JÚNIOR, A. J. Diagnóstico dos conhecimentos prévios de estudantes sobre ecologia: Interfaces com a teoria da aprendizagem significativa. Revista Aprendizagem Significativa em Revista, v. 7, 2017.

ZOMPERO, A. F.; NORATO, S. Concepções prévias de alunos da quarta série do ensino fundamental sobre questões relativas ao meio ambiente e suas relações com a teoria da aprendizagem significativa. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219561003-1015

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008