ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES SOBRE “CADEIA ALIMENTAR” E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM INTERFACE COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219561003-1015Abstract
Neste trabalho, buscou-se apresentar os resultados de uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos prévios de estudantes do 6º ano relativos ao conteúdo “Cadeia Alimentar”. Para Ausubel, o percursor da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), aquilo que o indivíduo já sabe é o fator isolado que mais influencia a aprendizagem, sobretudo, a significativa. Os dados revelaram a presença de conhecimentos relevantes para o conteúdo de ensino, contudo, também evidenciaram equívocos conceituais, especialmente sobre fluxo de energia, níveis tróficos e o próprio conceito de cadeia alimentar. Acredita-se que os resultados apontados, em interface com o referencial adotado tem o potencial de contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas no Ensino de Ciências.
Palavras Chave: Cadeia Alimentar. Conhecimentos Prévios. Aprendizagem Significativa.Downloads
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