TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020219611070-1084Resumo
Propomos fazer uma breve reflexão sobre as TIC na educação, discutindo suas possibilidades, importância e necessidade na Sociedade da Informação (SI). Posteriormente discutimos a TD, destacando que seu estudo possibilita analisar a trajetória do saber, desde sua produção na esfera científica até o momento em que este se transforma em objeto de ensino e, como tal, passa a integrar o sistema didático (professor-aluno-saber), transformando-se, por fim, em um saber ensinado. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e pelo viés da TD, descrevendo o contexto da pesquisa, as ações da pesquisa e a análise dos dados.
Palavras Chave: Formação de Professores.Incorporação das TIC na Educação. Transposição Didática.
Downloads
Referências
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: ática, 2008.
CHEVALLARD, Y. La Transposicion Didactica: Del saber sabio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991.
COLL, C; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação – 8 a. – Campinas, SP: Papirus, 2012.
LEITE, B. S. Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente. 1 ed. - Curitiba, Appris, 2015.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MENEZES, A. P. de A.B. Contrato didático e transposição didática: inter-relações entre os fenômenos didáticos na iniciação à Álgebra na 6ª série do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, Recife, Brasil, 2006.
MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. 2ª ed. Unijúi. Ijúi, 2011.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
MOREIRA, J.M.B. Portal dia-a-dia Educação: possibilidades e desafios para o ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil, 2014.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Portal dia-a-dia Educação. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em 20 set. 2012.
SIQUEIRA, M.; PIETROCOLA, M.A. A Transposição Didática aplicada a teoria contemporânea: A Física de Partículas elementares no Ensino Médio. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – EPEF, Londrina. Anais do X EPEF. V.1. p.1-10, 2006.
SOUSA, R.P. MOITA, F.M.C.S. CARVALHO, A.B.G. Tecnologias Digitais na Educação. Eduepb. Campina Grande-PB, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.