TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Jussany Maria de Barros Moreira, Dulcinéia E. P. Gianotto, Carlos A. O. Magalhães Júnior

Resumo


Propomos fazer uma breve reflexão sobre as TIC na educação, discutindo suas possibilidades, importância e necessidade na Sociedade da Informação (SI). Posteriormente discutimos a TD, destacando que seu estudo possibilita analisar a trajetória do saber, desde sua produção na esfera científica até o momento em que este se transforma em objeto de ensino e, como tal, passa a integrar o sistema didático (professor-aluno-saber), transformando-se, por fim, em um saber ensinado.  Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e pelo viés da TD, descrevendo o contexto da pesquisa, as ações da pesquisa e a análise dos dados. 

Palavras Chave: Formação de Professores.Incorporação das TIC na Educação. Transposição Didática.



Texto completo:

PDF

Referências


BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: ática, 2008.

CHEVALLARD, Y. La Transposicion Didactica: Del saber sabio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991.

COLL, C; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação – 8 a. – Campinas, SP: Papirus, 2012.

LEITE, B. S. Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente. 1 ed. - Curitiba, Appris, 2015.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MENEZES, A. P. de A.B. Contrato didático e transposição didática: inter-relações entre os fenômenos didáticos na iniciação à Álgebra na 6ª série do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, Recife, Brasil, 2006.

MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. 2ª ed. Unijúi. Ijúi, 2011.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MOREIRA, J.M.B. Portal dia-a-dia Educação: possibilidades e desafios para o ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil, 2014.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Portal dia-a-dia Educação. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em 20 set. 2012.

SIQUEIRA, M.; PIETROCOLA, M.A. A Transposição Didática aplicada a teoria contemporânea: A Física de Partículas elementares no Ensino Médio. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – EPEF, Londrina. Anais do X EPEF. V.1. p.1-10, 2006.

SOUSA, R.P. MOITA, F.M.C.S. CARVALHO, A.B.G. Tecnologias Digitais na Educação. Eduepb. Campina Grande-PB, 2011.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219611070-1084

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008