TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Autores

  • Jussany Maria de Barros Moreira Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Dulcinéia E. P. Gianotto Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Carlos A. O. Magalhães Júnior Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasi

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219611070-1084

Resumo

Propomos fazer uma breve reflexão sobre as TIC na educação, discutindo suas possibilidades, importância e necessidade na Sociedade da Informação (SI). Posteriormente discutimos a TD, destacando que seu estudo possibilita analisar a trajetória do saber, desde sua produção na esfera científica até o momento em que este se transforma em objeto de ensino e, como tal, passa a integrar o sistema didático (professor-aluno-saber), transformando-se, por fim, em um saber ensinado.  Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e pelo viés da TD, descrevendo o contexto da pesquisa, as ações da pesquisa e a análise dos dados. 

Palavras Chave: Formação de Professores.Incorporação das TIC na Educação. Transposição Didática.


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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Moreira, J. M. de B., Gianotto, D. E. P., & Magalhães Júnior, C. A. O. (2021). TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. Revista Valore, 6, 1070–1084. https://doi.org/10.22408/reva6020219611070-1084